quinta-feira, 3 de maio de 2012

O Grito - Edvard Munch


Vou fazer uma pausa nos meus posts da Itália...

Li hoje no jornal Estado de São Paulo que O Grito, do norueguês Edvard Munch, foi vendido por US$120MM, "estabelecendo um novo recorde como a peça de arte mais cara a ser vendida em um leilão."

Confesso que tenho um certo preconceito contra coleções particulares, acho que uma obra de arte tem de ser apreciada por todos. Mesmo assim, fico feliz por ver esse quadro ser tão valorizado.

Munch é um dos meus pintores prediletos, junto com Van Gogh. 

Felizmente a venda para um colecionador particular não nos privará de ver o quadro, independente do que o tal colecionador faça. Munch pintou quatro versões desse quadro, e as outras três estão em museus na Noruega. 

Uma delas está na Galeria Nacional de Arte, em Oslo, capital da Noruega, junto com vários outros de seus quadros, numa coleção extraordinária. Pinturas fortes, intensas, carregadas de emoção.

Tive o privilégio de ver esse quadro fantástico quando fui para a Noruega, passeio que valeu um dos primeiros posts do blog. 

Para quem quiser ler:





2 comentários:

  1. oi adriana!! eu tb vi uma das versões, a que está no museu do munch em oslo tb..aliás, vc esteve lá? nao sou grande entendedor mas vi peças fantásticas...

    abs,
    homem oco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Homem Oco,
      Eu nao fui no museu do Munch, fui apenas na Galeria Nacional.
      Alguem me convenceu que a colecao la era mais bonita, mas lembro que fiquei bem em duvida rsrs. Ah! Como eu gostaria de voltar para todos os lugares que ja fui e ficar pelo menos o dobro do tempo!
      Abracos,
      Adriana

      Excluir