domingo, 24 de junho de 2012

Igrejas de Roma

Dizem que há mais igrejas em Roma do que dias no ano, portanto muito difícil conhecer todas. Igreja em Roma é muito mais amplo do que simplesmente um templo religioso. Com quadros e esculturas de Michelangelo, Benini, Rafael, são praticamente pequenos museus espalhados pela cidade.

Fiz minha listinha particular, mas como tem tantas igrejas em Roma, para escolher as que você mais gosta, leia outros blogs, guias e o que for preciso. 

E se, quando voltar da sua viagem, alguém te perguntar se você não visitou a Igreja X, essa sim a melhor de Roma, não esquente. Com certeza essa pessoa deixou de visitar alguma outra que você foi, tão melhor quanto a que ele foi. Sinceramente, em toda Igreja que entre em Roma encontrei algo muito especial. 


A. Basílica de São Pedro; B. Trinità dei Monti; C. Santa Maria del Popolo; D. Sant' Andrea al Quirinale; E. San Pietro in Vincoli; F. Santa Maria Maggiore; G. Pantheon; H. Santa Maria Sopra Miverva; I. Santa Maria In Trastevere

A. Basílica de São Pedro


Por que visitar?

A basílica, erguida onde teria estaria o túmulo de São Pedro, representa o centro da fé católica romana.

O espetacular domo, projetado por Michelangelo, é o mais alto do mundo, com 136 metros de altura. E do alto do domo, avista-se a espetacular praça de São Pedro, de onde são celebradas missas pelo Papa, aos domingos e datas religiosas.


O interior da basílica é rico e suntuoso. De frente para o altar, está o baldaquino de bronze dourado projetado por Bernini, marcando o lugar onde São Pedro estaria enterrado. A delicada e perfeita Pietá, obra de Michelangelo representando a Virgem Maria segurando Jesus em seus braços, encontra-se numa capela lateral a direita da entrada. O túmulo do Papa João Paulo II, beatificado em 2011, encontra-se no sacrário, projetado por Bernini, também do lado direito da entrada. 



Onde fica?

Na Piazza São Pedro, no Vaticano.

B. Igreja Dei Trinità dei Monti


Por que visitar?

Construída em 1502 pelos franceses. Vale a pena visitar porque possui um belo afresco feito por Daniele da Volterra, discípulo de Michelangelo e por ter uma das mais belas vistas de Roma.


Onde fica?

No alto da escadaria na Piazza di Spagna

C. Igreja Santa Maria del Popolo - na Piazza del Popolo

Por que visitar?

Encomendada em 1472 pelo Papa Sisto IV. No seu interior encontram-se duas obras primas de Caravaggio - A Crucificação de São Pedro e a Conversão de São Paulo – e a capela Chigi, projetada por Rafael.


Onde fica?

Na Piazza del Popolo.

D. Igreja de Sant’Andrea al Quirinale

Por que visitar?

A igreja foi projetada por Bernini, que inovou no formato devido ao terreno disponível ser largo, mas não muito profundo. Bernini decidiu usar o formato oval para os lados e não para o altar, como era o usual na época, e decorou-a internamente com  belos arcos.

A igreja foi construída em homenagem a Santo André, que é retratado cruxificado numa cruz em formato de X – como acredita-se ter sido cruxificado - e não como a tradicional cruz em formato de T. Acredita-se que André tenha pedido um formato diferente de cruz, pois não se achava digno de ser cruxificado da mesma maneira que Jesus.


Onde fica?

Na Via del Quirinale, 29, pertinho da Piazza del Quirinale e da Fontana de Trevi

E. San Pietro in Vincoli

Por que visitar?

É aqui que fica o Moisés, de Michelangelo, escultura que para mim está entre as mais espetaculares, e que me traz lembranças de uma pessoa muito querida. Outra preciosidade é o Túmulo do Papa Julio II, também de Michelangelo.


De quebra,  as correntes (vincoli) que, acredita-se, terem prendido São Pedro antes de sua crucificação também estão aqui.


Onde fica?

Na Piazza San Pietro in Vincoli, acessível por uma escadaria que sai da Via Cavour.

F. Santa Maria Maggiore


Por que visitar?

Uma das mais belas igrejas de Roma. Sua fachada é imponente e bela, com duas cúpulas gêmeas.

Com interior riquíssimo, possui capelas lindamente decoradas com mármore e mosaicos e abriga o túmulo do Papa Sisto V.

O teto é decorado com quadrados dourados e, diz a lenda, com o ouro trazido das primeiras expedições de Cristovão Colombo à América.


Na frente da igreja, tem uma coluna com um bronze da Virgem Maria e o Menino Jesus.

Diz a lenda que o Papa Libério, em 356, sonhou que a Virgem Maria lhe pedia para que construísse uma igreja no local em que encontrasse neve. Por isso, quando nevou nesse lugar no meio do escaldante verão romano, o Papa atendeu o pedido do sonho.

Todos os anos, comemora-se o milagre da neve jogando pétalas brancas do teto da basílica.

Na Piazza di Santa Maria Maggiore, na via Cavour, perto da Igreja San Pietro in Vincoli.

G. Pantheon
  
Por que visitar?


De um formato totalmente peculiar, até esquece-se que é uma igreja.

Inicialmente construído como templo pagão no 2o. século depois de Cristo, é o maior templo de Roma e também o mais conservado, foi transformado em igreja na Idade Média.


Sua beleza é mais impressionante ainda do interior, com o orifício no topo do domo como única fonte de luz.

Onde fica?

Na Piazza Della Rotonda.

H. Santa Maria Sopra Minerva

Por que visitar?

A origem do nome se deve ao fato de ter sido construída em cima de antigas ruínas do templo de Minerva. Tem uma bela nave, que termina num altar decorado com um quadro de Michelangelo, Ascenção de Cristo. Contém os túmulos de Santa Catarina e de Fra Angelico, frade e pintor dominicano que morreu em Roma em 1455.


Na frente da igreja, tem um obelisco nada usual em cima de um elefante, projetado por Bernini.

Onde fica?

Piazza dela Minerva, atrás do Pantheon.

I. Santa Maria in Trastevere
  
Por que visitar?

Acredita-se que essa basílica foi construída no século 3o., quando o cristianismo ainda era clandestino e os cristãos perseguidos pelos romanos. Além do caráter histórico, possui lindos mosaicos na sua fachada e no seu interior.


  
Onde fica?

No bairro de Trastevere. 

domingo, 10 de junho de 2012

Roteiro em Roma III


Alternativa 1)
1,7 km: a. Coliseu, b. Forum Romano, c. Almoçar na Enoteca Cavour 313, d. Palazzo Venezia e Monumento a Vittorio Emanuele, e. Piazza del Campidoglio.

Alternativa 2)
2,4 km: a. Coliseu, b. Forum Romano, c. Almoçar na Enoteca Cavour 313, d. Igreja San Pietro In Vincoli, e. Palazzo Venezia e Monumento a Vittorio Emanuele., f. Piazza del Campidoglio.

a. Coliseu

É o monumento símbolo de Roma. Construído no ano 72 d. C. pelo imperador Vespasiano, era o maior anfiteatro de Roma e tinha capacidade para 55 mil pessoas.  Palco de lutas entre gladiadores, animais ferozes e também de condenações.


Post relacionado:

b. Foro Romano

Conjunto extraordinário de ruínas do que foi o centro vida política, comercial e judiciária do Império Romano.

Importante notar: Via Sacra (rota seguida através do Forum pelas procissões religiosas e desfiles triunfantes), Arco de Sétimo Severo, Templo de Vesta, Casa das Virgens Vestais, Basílica Giulia, Basílica de Constantino, Arco de Tito, Mercados de Trajano, Coluna de Trajano, Arco de Constantino (ao lado do Coliseu).


Posts relacionados:


c. Pausa para descansar e comer:

Enoteca Cavour 313 - Bar de vinho tradicional, que também serve lanches e petiscos. Atenção: não é funcional se estiver com muita fome. Via Cavour, 313.

d. Roteiro Alternativo - Chiesa de San Pietro in Vincoli

A visita à essa igreja deixa o caminho mais longo, então avalie se está acostumado a andar bastante para conseguir aproveitar bem todas as atrações desse roteiro. Ou considere fazer o trecho seguinte de táxi.

Eu tinha como meta visitar essa igreja porque é aqui que fica o Moisés, de Michelangelo, escultura que para mim está entre as mais espetaculares, e que me traz lembranças de uma pessoa muito querida. Outra preciosidade é o Túmulo do Papa Julio II, também de Michelangelo.

De quebra,  as correntes (vincoli) que, acredita-se, terem prendido São Pedro antes de sua crucificação também estão aqui.

e. Palazzo Venezia e Monumento a Vittorio Emanuele

O Palazzo Venezia foi erguido em 1455 para o Papa Paulo II. Foi usado como residência papal e depois como embaixada veneziano em Roma. Na era fascista, era de suas sacadas que Mussolini fazia seus fervorosos discursos.

Na sua frente, encontra o Monumento a Vittorio Emanuele, construído em 1885 em homenagem a Vitorio Emanuele II, o primeiro rei da Itália unificada. A sua construção foi muito criticada pelos romanos, por ser um monumento novo e não se mesclar aos demais monumentos à sua volta. Absolutamente construído em mármore branco, ganhou o apelido de “bolo de noiva” ou “máquina de escrever”. Apesar das críticas, oferece uma vista espetacular da cidade do seu último piso alto da sua escadaria e, na parte de trás, possui um elevador panorâmico de onde é possível ver quase todo o Forum Romano.


f. Piazza del Campidoglio

Projetada por ninguém menos do que Michelangelo a pedido do Papa Paulo III, ostenta bem no centro a estátua equestre de Marco Aurélio. Michelangelo também fez o projeto para renovação do Palazzo dei Conservatori e do Palazzo Senatorio. Logo atrás há um terraço de onde temos mais uma vista excelente do Fórum Romano.