quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Hotel e Restaurantes em Roma


Já escrevi em algum post antigo desse blog que não me sentia muito tranquila para falar das minhas impressões sobre hotéis e restaurantes. Porque gosto é algo estritamente pessoal, porque coisas mudam com o tempo, algumas melhoram algumas pioram.

Normalmente nem relato os restaurantes e hotéis que se enquadram na classificação média, mas gosto de contar sobre os que me surpreenderam positiva ou negativamente.

Para tentar diminuir um pouco mudanças na administração e qualidade de atendimento, a partir desse post sempre acrescentarei a data em que estive em cada lugar.

Dito isso, estive em Roma pela última vez em outubro de 2011.

Hotel Artemide
Via Nazionalle, 22

Fui duas vezes para Roma, mas a primeira vez fiquei num hotel pequeno, com quarto minúsculo, e que foi depois vendido para uma cadeia internacional de hotéis.

Na segunda vez, fiquei no Hotel Artemide e gostei muito.

O Artemide é um hotel bem bonito, com funcionários muito atenciosos e educados. O quarto é espaçoso, e nos aguardava uma bandeija de frutas generosa. Belo e reforçado café da manhã. Além disso, como viajei com minhas três velhinhas (para quem ainda não as conhece: mãe, sogra e tia) e precisava de um quarto triplo, pela primeira vez tivemos uma terceira cama de verdade e confortável, e não uma cama dobrável velhinha.

Restaurantes

Perto do Castel Sant’ Angelo, Basílica de Sao Paulo e Museu do Vaticano

1.    Velando, Borgo Vittorio, 26.

Almoçamos ali, enquanto esperamos nosso horário para o museu do Vaticano, bilhetes comprados pela internet. Restaurante pequeno e atendimento muito especial, com pratos modernos e diferentes, como o belo risoto com morangos silvestres que eu experimentei. Não está entre os mais baratos, mas longe de ser o mais caro (pelo que me lembro os pratos estavam entre 15 e 30 euros), e vale a pena pela atmosfera, qualidade da comida e excelentes vinhos.

Perto da Piazza da Espagna, Via Condoti

2.    Il Gusto e Alfredo
Pausa para almoçar?

Desça a Via Condotti, virando a direita na Via del Corso. Logo após a Igreja Santi Ambroglio e Carlo al Corso, vire a esquerda.

Aqui, na Piazza Augusto Imperatore no. 30, fica o Restaurante Alfredo que, diz a lenda, foi o criador do famoso Fetuttine Alfredo. Esse eu não experimentei, porque estava fechado quando eu fui, mas um amigo meu foi e gostou muito. Deixo para ir na próxima visita a Roma.

E na Piazza Augusto Imperatore no. 8, temos o restaurante Il Gusto. Esse sim eu posso recomendar com conhecimento de causa, pois fui nas duas vezes que estive em Roma. Cheio mais de romanos que de turistas, é bonito, amplo e tem uma comida deliciosa.

Perto do Forum Romano

3.    Enoteca Cavour 313
Via Cavour, 313.

Bar de vinho tradicional, que também serve lanches e petiscos. Atenção: não é funcional se estiver com muita fome, mas é maravilhoso para beber um belo vinho e beliscar alguma coisa.

Restaurantes perto do Hotel Artemide

4.    Rinaldi
Via Parma, 11

Classudo e um pouco mais caro que a média, tem pratos extraordinários. Experimentei um tagliarini com trufas que estava divino.

5.    Target
Via Torino, 33

Um pouco mais barato que o Rinaldi, mas tão espetacular quanto. Acho que vale a pena experimentar os dois, mas se tiver que escolher apenas um, sugiro o Target.

6.    Artemide Roof Top

O Hotel Artemide tem um restaurante no último andar que é uma graça. Como muitas vezes voltávamos mortos de tanto andar, acabamos indo duas vezes para beliscar alguma coisa. Invariavelmente voltamos para o quarto horas depois, felizes e bêbados.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

LOVE

LO = MARIANA; VE = BEATRIZ
A foto acima é a minha justificativa para tanto tempo sem escrever nesse blog, pela ausência total de notícia e o meu pedido oficial de desculpas para todas as perguntas que ficaram sem resposta.
 
Passei os últimos três meses de repouso, que virou total nas últimas três semanas.
 
Lia as perguntas, porque o blog manda para meu email automaticamente todos os comentários postados. Sentia vontade de responder, mas conscientemente me forçava a ficar quieta.
 
Não consigo escrever deitada, preciso sentar, pensar com calma. E precisava mais que tudo guardar todas as minhas energias para essas duas fofurinhas da foto acima.
 
O meu marido – e pai orgulhoso o babão – me ajudou em tudo o que era possível. Fazia o café da manhã, me trazia água, massagem nos pés, aprendeu a fazer arroz, e beijava diariamente as duas, uma em cada lado da minha imensa barriga.
 
Esforço mais do que recompensado.
 
Hoje elas comemoram uma semaninha de vida. Depois de uma longa viagem de 37 semanas e 4 dias (conto os 4 dias com orgulho), prazo considerado excelente para gêmeos, elas nasceram com um bom peso, saudáveis, lindas.
 
E nesses primeiros 7 dias – o começo de uma nova viagem - só me encheram de alegria.
 
Com certeza ainda vou demorar um tempo para voltar a viajar da maneira tradicional, mas volto a escrever acessando minha memória para um ainda bom estoque de viagens já realizadas.
 
E, claro, espero voltar muitas vezes aqui para contar minha viagens com essa dupla linda.