terça-feira, 13 de novembro de 2012

De carro pela Toscana



Os filmes “Sob o Sol da Toscana” e “Cartas para Julieta” a utilizam como pano de fundo de um cenário perfeito. Felizmente para nós, não é propaganda falsa e a região não decepciona.

Viajar pela Toscana é uma doce aventura por campos de girassóis, cidades medievais e paisagens idílicas, saboreando os mais espetaculares vinhos do planeta.

Localizada na área central da Itália, faz fronteira ao norte com a Emilia-Romagna, a noroeste com a Ligúria, ao leste com Marche e Úmbria e ao sul com Lazio (região de Roma).

Passear pela Toscana é exatamente isso... passear.

A região é dominada por suaves colinas e ciprestes, campos de feno - com rolos de feno espalhados dando um ar extremamente bucólico – vinhedos e campos de girassóis de tirar o fôlego. 

A viagem de carro proporciona a liberdade para saborear cada vilarejo com a calma que eles merecem, perder-se em estradas vicinais e descobrir castelos e vinhedos de sonho.

Principais Vinhos:
Chianti e Chianti Clássico, Brunello de Montalcino, Rosso de Montalcino, Vino Nobile di Montepulciano.

Dicas gerais:
  • O carro foi alugado ainda em Roma, mas apenas para ser retirado no último dia na cidade. Com as malas já prontas, partimos para o que seria uma das viagens mais gostosas que fizemos.
  • Na maioria das cidades da Toscana não é permitido entrar de carro, mas as placas que indicam a proibição não ficam evidentes para o turista desavisado. E, acredite, se for multado, receberá depois de alguns meses, a multa a ser paga pelo correio.
  • Com cidades localizadas a curta distância umas das outras, a região é perfeita para montar base num único hotel e fazer viagens “bate e volta”, evitando assim a trabalheira de fazer/desfazer malas todos os dias para ficar em diferentes hotéis. Um dia é mais do que suficiente para conhecer cada uma das cidades, com exceção apenas de Firenze.
  • Fizemos uma rota que pode ser considerada “tradicional” – Arezzo, Siena, Montepulciano, Montalcino, Firenze, Pisa – mas é possível se perder por estradas vicinais e visitar cidades menos conhecidas e tão ou mais encantadoras que essas.

Roteiro:

Arezzo
Vista de Arezzo da Badia di Pomaio
Saindo de Roma, pegamos a A1, auto estrada que corta a Toscana e passa pelas principais cidades.

Apesar de ser uma auto estrada, a viagem pela A1 não é nada entediante. Vá devagar, curtindo a paisagem e parando sempre que der vontade.

Arezzo fica aproximadamente a 200km de Roma e foi a cidade que escolhemos como porto seguro. Daqui partimos para várias viagens bate e volta.

Vimos muitos campos de girassóis ao redor de Arezzo, mas a cidade em si é pequena e vale apenas um passeio rápido.

Hotel

O hotel escolhido – Badia di Pomaio – era um antigo monastério. Reformado, funcionários bem treinados e prestativos e restaurante extraordinário, fica no alto de uma colina e oferece uma vista espetacular de Arezzo.


Com esse visual e essa piscina, aproveitamos para curtir um “ dolce far niente” e passamos um dia inteiro no hotel.

Senão? Como fica um pouco distante de Arezzo e, como está no alto de uma colina, não é possível acessar de trem, sendo necessário um carro com GPS para chegar lá.

Badia di Pomaio
Localita Badia a Pomaio 4, 52100 Arezzo, Italy

Montepulciano


Montepulciano, a cerca de 60km de Arezzo, foi a primeira das cidades que paramos. Medieval, pequenina e estabelecida no alto de uma colina, oferece vistas magníficas da região.

Foi a primeira parada para uma degustação de vinhos e comprar nossas primeiras garrafas.

Almoçamos num restaurante super gostoso com uma bela vista.


Montalcino


Saindo de Montepulciano, pegamos a SS-146 com destino a Montalcino.

A cidade é pequena, mas produz um dos vinhos mais famosos do mundo, o Brunello de Montacino. Aproveite para fazer mais uma degustação numa das inúmeras enotecas ali presentes.

A cidade possui uma fortaleza bem preservada, cercada por uma muralha passível de ser percorrida, e que oferece uma vista sensacional.


Siena

Siena fica a uma hora de distância, de carro, de Arezzo, pela SS73.

Todas as ruas de Siena levam à Piazza del Campo, onde se destaca uma das maiores torres da Itália. Pode-se subir na torre para uma vista fantástica da cidade.

Almoçamos uma deliciosa massa com trufas num restaurante perto da Piazza (não lembro o nome, mas entramos sem nenhuma referência, procurando apenas um local que estivesse com bastante cliente).

Paramos o carro do lado de fora da cidade, pois não é possível entrar com o carro. Uma dica: marque onde estacionou, pois as ruas são todas bem parecidas.

Firenze
Vista de Firenze da Piazzale Michelangelo
Firenze para os italianos, Florença para os brasileiros, é a capital da Toscana e a maior cidade da região.

Durante o século VX, Firenze viveu seu apogeu e foi uma das cidades mais ricas e poderosas da Europa. Isso se deve principalmente à família Medici, detentora de bancos – funcionava como banqueiros inclusive para o Papa - e que foi mecenas de vários artistas, entre eles Michelangelo, Leonardo da Vinci e Botticelli.
Não por menos, Firenze é considerada o berço do Renascimento e abriga importantes obras de arte em suas igrejas e galerias.

Imperdível: 
  • A Duomo, Catedral Santa Maria Del Fiore, é lindíssima. Possui um campanário de 85 metros de altura que proporciona uma vista espetacular da cidade. 
  • Piazza della Signoria – principal praça de Firenze e ponto de encontro de turistas e cidadãos. Repleta de obras de arte e cópias do David, de Michelangelo.
  • Galeria Uffizi: uma das mais importantes galerias de arte da Europa, representa uma visita imperdível. Guarda importantes trabalhos de Michelangelo (importante: o David, de Michelangelo, fica na Galeria Dell’Accademia), Leonardo, Boticelli, Tiziano e Tintoretto.
  • Galeria Della Accademia, que abriga o perfeito David de Michelangelo.
  • Passeio pela Ponte Vecchio, para ver o pôr do sol no rio Arno. A ponte Vecchio é fechada por várias joalherias, e também representa um ponto de encontro no final do dia.
  • A Piazzale Michelangelo oferece as mais espetaculares vistas de Firenze. Localizada no alto de uma colina, vemos a cidade cortada pelo rio Arno e pela encantadora ponte Vecchio.

Vista do Rio Arno no final da tarde
Restaurante:

Comemos muito bem em Firenze, mas um restaurante se destacou maravilhosamente:

Tratoria 4 Leoni
Via de'Vellutini, 1r | Piazza della Passera, Florence, Italy

Pisa

Cresci ouvindo falar sobre a famosa torre torta e precisava conferir de perto.

A cidade é pequena e, tirando a torre, não tem muita coisa.

A Torre de Pisa, não mais tombando após obras que consertaram a sua estrutura, continua torta e impressiona. É possível subir nela, mas há uma fila absurda que inviabiliza a intenção de quem não quer ficar horas esperando apenas para isso.

O difícil mesmo foi encontrar alguém que tirasse uma fotografia de nós com a torre ao fundo, e que não endireitasse a torre e entortasse a gente.