terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Cinque Terre - A viagem que queria ter feito


Estava em Pisa, na Itália, e queria chegar de carro em Nice, no sul da França. Na minha pesquisa sobre como ir de uma cidade a outra, descobri Cinque Terre.

Como não tinha pressa, pensei ingenuinamente em deixar a viagem mais agradável e passar por Cinque Terre no caminho.

Foi uma das viagens que eu mais me arrependi na vida. Não, minto. Foi A VIAGEM que eu mais me arrependi. Não de ter feito, mas da maneira que fiz.

Cinque Terre fica na costa noroeste da Itália, na região da Liguria. Manarola, Vernazza, Corniglia, Monterosso e Riomaggiore são vilarejos que se estendem sobre encostas, e onde a economia gira principalmente em torno de vinículas e de um turismo nada de massa.




A viagem de carro é deliciosa. Estradas pequenas e sinuosas que nos presenteiam com um mar azul esverdeado espetacular. Mar Mediterrâneo, pelo qual eu sou apaixonada.


A vista dos vilarejos e das vinículas com o mar ao fundo dá vontade de andar a 20 km/h e ainda parar de vez em quando. Foi exatamente o que fizemos.

(Sinceramente, alimento uma remota esperança de que um dia, quem sabe, as favelas do Rio de Janeiro consigam seguir a mesma vocação de Cinque Terre.)

Me arrependi simplesmente porque tive uma vontade absurda de ficar uns bons dias por lá. E toda vez que lembro, fico com uma sensação de perda que não dá para explicar.

Li alguns relatos de pessoas que fizeram as cinco vilas andando e que foi paradisíaco. Deve ter sido, mas nem é isso o que eu quero. Quero mesmo é ficar num pequeno hotel, me estender em suas diminutas praias, algumas feitas apenas de pedras, e conhecer lentamente cada uma delas, saborear o vinho local, dolce far niente.