domingo, 5 de junho de 2011

Praças e Fontes de Roma - Parte I

Um dos passeios mais agradáveis de Roma é caminhar por suas praças e fontes. As praças são belas, espaçosas e formam um convite irrecusável para uma pausa.

Na Roma Antiga, tinha-se o costume de contruir uma bela fonte para marcar o final de um aqueduto. E graças a esse costume, há dezenas de piazzas e fontanas espalhadas por Roma.

Compre um gelatto, e curta com calma o movimento das pessoas e o barulho das águas correndo nas fontes.

Fontana di Trevi

Numa cena de La Dolce Vita, de Fellini, Anita Ekbert se banha nas águas da Fontana di Trevi, sob o olhar de Marcelo Mastroianni.
A cena ajudou a tornar a fonte a mais famosa de Roma, mas injusto dizer que é apenas essa lembrança que atraia a quantidade diárias de turistas. Fontana di Trevi é a mais bonita fonte de Roma.

Construída toda em um magnífico mármore branco, tem como figura central a magnífica estátua do deus Netuno, representado sobre um carro em forma de concha puxado por dois cavalos-marinhos, guiados por tritões. A água possui um delicado tom azul-esverdeado, contranstando com o branco do mármore.
Vire de costas para a fonte, e atire uma moeda na fonte, jogando-a sobre os seus ombros. Diz a lenda que isso garantirá a sua volta para Roma.

Piazza Navona

A Piazza Navona possui três fontes monumentais, alimentadas pelo aqueduto Aqua Virgo.

A principal é a Fontana dei Fiumi, construída em 1651 por Bernini no centro da praça. Representa os quatro continentes atravessados pelos seus principais rios: o Danúbio pela Europa, o Nilo pela África, o Ganges pela Ásia e o rio da Prata pela América (apesar de termos de engolir a vontade de trocar o Prata pelo Amazonas, este sim o principal rio da América).

Um obelisco colocado no meio da fonte contribui para deixá-la ainda mais marcante.
As outras duas fontes são: a Fontana del Nettuno e a Fontana del Moro, parcialmente construída por Giacomo della Porta, e terminadas apenas no século XIX.

Curiosidade: Na Piazza Navona, está localizado o Palazzo Pamphilj, propriedade da República Federativa do Brasil, sede da Embaixada Brasileira e da Missão Diplomática do Brasil para a Itália.

4 comentários:

  1. paisagens maravilhosas e espero gostar mais ainda em agosto em que poderei conhecer pessoalmente

    ResponderExcluir
  2. MARAVILHOSO, OBRIGADA.EM SETEMBRO ESTAREI LÁ.

    ResponderExcluir
  3. Lindo, estarei lá em breve. Sandra Casarini

    ResponderExcluir
  4. muito lindo realmente ainda irei ver pessoalmente

    ResponderExcluir