quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

As Principais Obras no Museu do Louvre

Dividido em oito seções, com 35.000 obras permanentes e ocupando um espaço de 60.600 m2, o Museu do Louvre é impossível de se conhecer num único dia.

Por esse motivo, um pequeno planejamento para decidir o que você gostaria de ver é muito importante para aproveitar a sua visita. Caso contrário, você corre o risco de acabar com sua energia andando por corredores que não te interessam muito e perder lugares e obras que são muito mais interessantes.

Claro que isso é completamente pessoal, o que é importante para mim não é para a maioria das pessoas. Mesmo assim, vou deixar aqui a minha sugestão das principais obras para conhecer numa primeira visita no Louvre. Alguns amigos meus não são nem um pouco ligados em arte, mas querem conhecer o museu (e tem de conhecer mesmo!) e me perguntam o que é imperdível. Vou escrever o que é imperdível para mim, mas primeiro uma pequena explicação de como o Louvre está organizado.

O museu tem quatro andares: sub-solo; térreo; 1º e 2º andares (vou me concentrar nos 3 últimos). E três alas: Denon, no lado direito do museu; Richelieu, no lado esquerdo e Sully, área central.

Nessas três alas se encontram as 8 seções que citei no primeiro parágrafo: antiguidade oriental; arte islâmica; antiguidade egípcia; antiguidade greca, etrusca e romana; esculturas; objetos de arte; pintura e arte gráfica.

Você tem duas opções para percorrer seu roteiro, ver todas as obras de um mesmo andar ou se concentrar em uma seção e descer e subir escadas (ou tomar um elevador). Eu prefiro a segunda opção, pois para fazer uma visita mais focada andamos menos dessa maneira.

Abaixo estão os mapas de três andares do museu (copiados do site oficial http://www.louvre.fr/), com a indicação da localização de algumas obras. 

térreo

1o. andar


2o. andar
Vamos direto ao ponto: o quadro mais famoso do Louvre, a Monalisa!

Pegue o seu mapa na recepção, se localize e ache a Monalisa. Ela está no primeiro andar, na ala Denon, sala 06 (que medo... eu já sei isso de cor!). Por qualquer lugar que você entre, se você começar a caminha nessa direção, vai perceber uma fila de pessoas fazendo o mesmo. O próximo post será dedicado à esse quadro, que eu gosto demais, então aqui vou focar mesmo no roteiro.

Monalisa - Leonardo da Vinci
Aproveite que está ali e curta um pouco esse quadro. Eu o acho fascinante e no próximo post vou tentar explicar o porquê.

Na sala 05 ao lado, podemos ver mais alguns belos quadros:

A Virgem e o Menino com Santa Anna - Leonardo da Vinci

A Virgem dos Rochedos - Leonardo da Vinci
Casamento em Caná - Véronèse
Um pouco mais à frente, na sala 77 dessa mesma ala, estão as pinturas francesas (na verdade, é a sala das pinturas européias do século XIII ao XIX, mas as pinturas francesas são a maioria aqui).

Destaque para os quadros de Eugène Delacroix.


Morte de Sardanapale - Eugène Delacroix
A Liberdade Guiando o Povo - Eugène Delacroix
Nessa mesma ala das pinturas italianas, entre o térreo e o 1º andar (talvez você passe por aqui no caminho para a Monalisa), você vai passar pela Victoria de Samothrace, estátua alada da deusa Victoria, encontrada na ilha de Samothrace, na Grécia. A escultura pertece ao período clássico, aproximadamente 200 anos a.C. (antes de Cristo).

Repare na leveza do tecido:

Victoria de Samothrace
E térreo, encontramos a Venus de Milo, estátua encontrada na Ilha de Milos, no Mar Egeu. Ela representa a deusa grega Afrodite, deusa do amor sexual e beleza física.

Venus de Milo
Ainda no primeiro andar, mas do outro lado, na ala Richelieu, seção de objetos de arte, temos “Os aposentos de Napoleão III”, reproduções dos luxuosos aposentos do imperador, com destaque para a mesa de jantar e para os lustres, espetaculares.


Agora vá para o segundo piso, na ala Richelieu, onde tem uma série fantástica de pinturas dos países baixos (Holanda, Bélgica e Luxemburgo).

Destaque aqui para Veermer, o mesmo pintor de "Moça com Brinco de Pérola", (seu quadro mais famoso infelizmente não está aqui... fica em Mauritshuis, Haia), e para a Galeria Médicis, constituída de 24 quadros belos quadros pintados por Rubens para retratar a rainha de Médicis.
La Dentellieère - Vermeer

A troca de Princesas - Rubens
Depois dessa parte, desça para o térreo, na ala Richelieu e na Sully onde estão as antiguidades orientais e as antiguidades egípcias.

A parte sobre o Egito é extraordinária. Possui múmias, sarcófagos, estátuas, partes inteiras de muros e túmulos... o que me faz imaginar que bem pouca coisa ficou no Egito.





Se você ainda tem energia e tempo... ande mais. O Louvre tem uma infinidade de obras maravilhosas! 

30 comentários:

  1. esse e o melhor blog de museu que ja vi!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa... Obrigada!
      E volte sempre :)
      Abracos,
      Adriana

      Excluir
    2. de nada mas sou sincero e eu acho o melhor blog de museu na pare por ai continue e va melhorando.beijao abraço!

      Excluir
    3. legal isto em imagem otimas

      Excluir
  2. Adorei seu blog ! Ele me ajudou em um trabalho sobre o louvre ! E vcs estão de parabéns o conteúdo é ótimo !

    ResponderExcluir
  3. maravilha! realmente o proprio museu ja é uma verdadeira obra de arte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também amo esse museu! Sem contar tudo o que tem, o prédio já é lindo!
      Abraços,
      Adriana

      Excluir
  4. Amei esse blog !
    na verdade amo museus.
    tenho 16 anos e esse blog colaborou para um trabalho de Educação Artística da minha escola.
    obg msm,
    beijos (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Também amo museus!!!
      Volte sempre.
      Beijos,
      Adriana

      Excluir
  5. monalisa é d+ eu amo ela I love you.

    ResponderExcluir
  6. eu adoro o louvre, eu ja fui lá e espero que quem não foi vá tbm :)é perfect :)

    ResponderExcluir
  7. Sinceramente, este é o melhor blog de museus que eu já vi! Me ajudou muito com meu trabalho e me passou curiosidades e informações nas quais nem tinha ideia que existiam.
    Obrigada
    Beijos =)

    ResponderExcluir
  8. Muito bom o blog. Podem colocar mais fotos. Qualquer ser normal tiraria uma 5.000 fotos e andaria uns 3 dias por lá.
    parabéns.

    ResponderExcluir
  9. Fiquei com sdds e vim re-ver algumas coisas no Louvre. Concordo com quem disse q o museu em si já é uma obra de arte. É imperdível.

    ResponderExcluir
  10. Estou indo para Paris dia 21 e o seu post sobre o Louvre é muito bom. E olha que já pesquisei. O cuidado, a seleção de obras e as indicações são maravilhosos. Valeu demais !

    ResponderExcluir
  11. Estou no Louvre nesse exato momento. Suas dicas me ajudaram muito e me pouparam tempo. Esse museu é realmente lindo e gigantesco. Obrigado pela ajuda! Ótimo blog.

    ResponderExcluir
  12. Parabens! O seu blog me ajudou muito em um trabalho da minha escola. Muito obrigado pela ajuda.

    ResponderExcluir
  13. muito bom msm. adoraria conhece-lo mas não sei se isso se irá concretizar. obrigada adriana.bjs

    ResponderExcluir
  14. Olá, estou planejando minha visita ao Louvre e gostaria de saber quanto tempo devo reservar (aproximadamente) para o roteiro de obras que vc colocou no post. Obrigada e parabens pelo conteudo de qualidade!

    ResponderExcluir
  15. o quadro de título "Morte de Sardanapale" não fecha com a obra. https://www.google.com.br/search?q=Mort+de+Sardanapale&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=JxaMUsLHCZGGkQeBhoDICQ&ved=0CAcQ_AUoAQ&biw=1270&bih=630#q=Mort+de+Sardanapale&tbm=isch

    ResponderExcluir
  16. o quadro " morte de sardanapale' atribuido a Delacroix esta errado, trata-se de "desembarque de Maria de Medicis em Marselha" de Pieter Paul Rubens.

    ResponderExcluir
  17. Gostei muito! Matou todas as minhas curiosidades! Vai me fazer entender onde se passa a historia do O Código Da Vinci, livro no qual estou lendo! :3 muito obrigada

    ResponderExcluir
  18. parabéns gostei muito do seu modo simples de colocar o que muitos complicam ,tive três vezes no Louvre e todas tive que ir na Gioconda também tenho una admiração por esta obra.

    ResponderExcluir
  19. adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii parabens me ajudou muito na pesquisa escolar obrigada muitoooooooooooooooooooooooo toppppppppppppp fera d mais ameiiiiiiii de novo,obrigada obrigada,obrigada,obrigada,obrigadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  20. adorei esta de parabéns me ajudou muito no meu trabalho escolar obrigadah!

    ResponderExcluir
  21. Eu amei a seção das civilizações orientais.

    ResponderExcluir