terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Roteiros a pé por Paris – Parte I

Avenue des Champs Élysées e Avenue Montaigne

Você já ouviu dizer que Paris é uma cidade feita para se conhecer a pé? Então... nem adianta ter esperanças, porque eu não vou desmentir isso.

Pode-se ir de metrô ou táxi de um canto a outro, mas para conhecer alguns lugares e aproveitar essa encantadora cidade, não tem jeito, tem que andar mesmo!

O percurso que vou descrever aqui cobre as duas avenidas mais chiques de Paris, e completa um total de 3,1 km.
 

A Champs Élysées é a principal e mais famosa avenida de Paris, e vai da Place Charles de Gaule, onde fica o Arco do Triunfo, até a Place de La Concorde, com aproximadamente 2 km de extensão.

Vamos começar o trajeto pelo Arco do Triunfo, que eu já descrevi no post Paris: um espetáculo!


A Champs Élysées foi finalizada em 1667, durante o reinado de Louis XVI. Projetada para ser uma extensão do Jardin de Tuileries, foi bem depois, entre 1852 e 1870, que a avenida ganhou seu formato atual.

O então prefeito de Paris, Georges-Eugène Haussmann, decidiu renovar e modernizar a cidade, e uma das medidas adotadas foi ampliar e arborizar as principais avenidas, incluindo certamente a Champs Élysées.
Nessa parte próxima ao arco, a avenida é repleta de cafés, restaurantes, cinemas, livrarias e as mais importantes e luxuosas lojas. 
A primeira loja que se destaca é a Louis Vuitton, mas andando um pouco mais encontramos várias: Montblanc, Nespresso, Hugo Boss, Automóveis Peugeot, Omega.



Se quiser aproveitar a oportunidade de gastar, lembre que estrangeiros podem receber o imposto pago nas mercadorias compradas, antes de sair do país. Para ter esse direito, peça o formulário de “tax refund” na loja que comprar a mercadoria e entregue no aeroporto da Europa no dia em que for voltar para o Brasil num posto de do “tax refund”.

Você pode escolher receber à vista, em dinheiro na hora, ou como crédito no cartão de crédito. Normalmente paga menos na opção à vista em dinheiro, mas eu sempre escolho essa, pois ansiosa como sou não sei esperar nada, muito menos dinheiro.
Após essa pequena caminhada, faça uma parada estratégica na patisserie Ladurée para reabastecer as energias comendo deliciosos macarons (leia o post Onde comer em Paris). Compre vários, um de cada cor.


Entre na Fnac e pela Virgin Megastore, duas cadeias francesas de livros, vídeos e eletrônicos.

Depois você vai passar em frente à Lido, famosa casa de espetáculos onde há shows de dança, alguns mais família, alguns nem tanto. Totalmente preconceito da minha parte, mas nunca fui por achar turístico “demais”. Algumas amigas foram e gostaram bastante.

Um pouco à frente, fica a Sephora, cadeia francesa de cosméticos. A loja da Champs Élysées é de enlouquecer qualquer mulher com queda para maquiagem (ou seja, a grande maioria das mulheres). A loja é muito grande, com um número sem fim de marcas, cores e tipos.

foto: Wikipedia
Chegamos no Rond Point de Champs Élysées Marcel Dassault. A visão dos jardins no Rond Point é impressionante, realmente os parisienses sabem cuidar dos seus jardins.

minha sogrinha encantada com as flores do Rond Point
No rond point, a primeira saída à direita de quem vem do Arco do Triunfo é a Avenue Montaigne, que é ainda mais chique e exclusivista que a própria Champs Élysées.

Não sei se por desconhecimento ou se porque a avenida intimida os turistas comuns com uma concentração maior de lojas caras e luxuosas, aqui nós não vemos a mesma quantidade de pessoas que vemos na Champs Élysées.

A avenida é curta, da Champs Elysées até o Rio Sena, mas a cada passo passamos na frente de lojas como Dior, Chanel, Fendi, Valentino, Ralph Lauren, Louis Vuitton, Celine, Chloé, Christian Lacroix e belas joalherias como a Bulgari e Henry Winston.




No meio de tantas lojas, está o suntuoso hotel Plaza Athénée, favorito entre milionários, estrelas de cinema e chefes de estado. O hotel tem um restaurante coordenado pelo famoso chef Alain Ducasse, e está na minha lista de restaurantes a conferir. Um dia...


De volta ao Rond Point, e seguindo mais um pouco na Champs Élysées, vemos do lado esquerdo o Palais de l’Élysée, que é a residência do presidente da República.

Logo mais, a direita, passamos pelos bonitos prédios do Grand e Petit Palais.

O Grand Palais é um misto de museu e lugar de exposição. Sua construção começou em 1897, para a Exposição Universal de 1900 (feira mundial que aconteceu em Paris, em comemoração às invenções do século anterior).
Aqui são organizadas grandes exposições temporárias, que atraem multidões, como o Salão do Automóvel e os desfiles da Chanel.


O Petit Palais também foi construído para a Exposição Universal de 1900, e hoje abriga o Museu de Belas Artes de Paris.


Continuando nosso trajeto, chegamos na Place de la Concorde, uma das maiores praças de Paris, e que separa a avenida Champs Élysées do Jardin de Tuileries.

Construída durante o reinado de Luis XV, em sua homenagem foi inicialmente nomeada Place Louis XV, recebendo também uma estátua eqüestre do rei.

Durante a Revolução Francesa de 1789, a estátua foi destruída e uma guilhotina foi colocada em seu lugar. Foi aqui que o rei Luis XVI, a rainha Maria Antonieta e vários outros membros da realeza foram decapitados.

Com o fim da revolução, seu nome foi mudado para Place de La Concorde para simbolizar o início de um período de paz.

No centro da praça, cercado por duas belas fontes, está o Obelisco de Luxor com 23 metros de altura. O Obelisco, que ficava no túmulo de Ramsés III, foi presente do vice-rei do Egito à França em 1829.



foto: Wikipedia
A praça tem um formato octagonal, e em cada uma das suas pontas se encontra uma estátua represetando as maiores cidades francesas: Lille, Strasbourg, Lyon, Marseille, Bordeaux, Nantes, Brest and Rouen.

2 comentários:

  1. Dri, 2 perguntas sobre Paris!
    - estando lá, tendo 1 dia ou 2 a mais, o que você sugere para fazer nos arredores da cidade, que dê para fazer um bate e volta?

    - ver ópera em Paris é uma coisa fácil / não tão cara, ou é complicado, caro, tem que comprar com antecedência etc??

    bjos! o blog tá muito legal

    ResponderExcluir
  2. Cesinha,
    Para a ópera, eu acho melhor comprar com antecedencia. Ainda mais se você quer os lugares mais "em conta"
    Eu levei minhas 3 velhinhas para a Ópera nessa última vez. E quando. entrei no site um mês antes, tinha pouquissimos lugares razoáveis (ainda bem que o Gustavo não qui ir, porque não tinha para ele rsrsrs).
    A desvantagem é que não tem reembolso em nenhuma hipotese, nenhuma mesmo. Quando eu li isso pensei que não teria hipótese nenhuma de eu querer cancelar.
    Não sei se vc lembra, mas eu ia na semana que aquele maldito vulcão filandês explodiu e, simplesmente não fui.
    Liguei, mandei email, escrevi uma carta implorando, mas não teve jeito, perdi o dinheiro.
    Como tinha criado uma mega expectativa nas 3 senhorinhas, respirei fundo e paguei tudo de novo.
    Apesar da dor no bolso, valeu a pena, viu? O prédio é lindo, o espetáculo foi fantástico e a cara delas foi a maior recompensa.
    já te passo as cidades...
    bjs
    Dri

    ResponderExcluir