quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Ir para Paris sem falar francês é um problema?


Escrevo esse post a pedido de uma amiga que vai para Paris no mês que vem e não fala nada de francês.

A primeira vez que viajei para Paris, em 1996, falava apenas bonjour e merci. Nessa época, os franceses tinham uma fama terrível de tratar mal qualquer ser humano que ousasse respirar e não falar francês, então eu estava bem tensa.

Com a exceção de uma senhora francesa que encontrei numa loja qualquer, que se recusou a me atender porque eu não falava francês, minha viagem foi adorável e fui muito bem recebida por todas as pessoas e em todos os lugares.

Por esse motivo, nem considero essa francesa na minha conta e respondo a pergunta do post: não, ir para Paris sem falar francês definitivamente não é um problema.

Confesso apenas que essa senhora tem uma boa parcela de responsabilidade na minha decisão de estudar francês. Acho a língua francesa linda e fiquei com vontade de aprender, mas quando realmente decidi começar, há 6 ou 7 anos atrás (uau... como o tempo passa!), foi a imagem dela que veio na minha cabeça.

Assim sendo, minha experiência posterior não conta muito, porque nas outras vezes que voltei para Paris já me virava razoavelmente, mas ouso dizer que a população mais nova não tem problema algum em falar em inglês, e diria até que eles preferem. Algumas vezes entrei em uma loja querendo "gastar" o meu francês e o vendedor me perguntou se eu não falava inglês. (Bom... prefiro não pensar na outra hipótese, do meu francês ser tão tão tão ruim que a pessoa prefere falar inglês...)

Também ouço vários relatos de amigos que falam somente português e não tiveram nenhuma dificuldade em se comunicar com gestos.

Na minha opinião, depende muito do seu espírito ao visitar um país. Se você estiver verdadeiramente interessado em aprender a cultura e os hábitos de um povo, e se for gentil e educado, vai ser sempre bem recebido em qualquer lugar.

E se ainda fizer um mínimo esforço para aprender algumas palavras da língua então... resultado garantido! E, claro, sempre lembrando que chatos de plantão existem em todos os lugares, inclusive aqui.

Voltando ao pedido da minha amiga, fiz uma pequena lista de palavras que podem ajudar os que nada falam. Se eu lembrar ou pensar em mais alguma coisa útil, volto aqui e adiciono na lista.

Pequeno Vocabulário de Francês para Viagem

Obrigado
Merci
(mêr-ci)

Não, obrigado
Non, merci
(nõ mêr-ci)

Por favor
S'il vous plaît
(sil vu plé)

Desculpe!/Perdão!
Pardon!
(par-dõ)

Com licença, por favor
Pardon
(par-dõ)

O que é isso?
Qu'est-ce que c'est?
(kés-ke cé)

Quanto custa?
Combien ça coûte?
(com-bi-ã ça cu-te)

Onde é a Torre Eiffel?
Où est la Tour Eifell?
(u é la tur Eiféll)

Pode me ajudar?
Pouvez-vous m'aider?
(pu-vê-vu mé-dê)

Não compreendo
Je ne comprends pás
(je ne com-prrã pa)

Você fala português?
Est-ce que vous parlez portugais?
(és-ke vu par-lê por-ti-gué)

Não falo francês
Je ne parle pas français
(je ne par-le pa frran-cé)

Posso usar seu telefone?
Est-ce que je peux utiliser votre téléphone?
(és-ke je pe i-ti-li-zê vó-tre te-le-fó-ne)

Para pedir água, que é potável e gratuíta, de torneira nos restaurantes:
"Une carrafe d’eau, s’il vous plaît
(une carrafe dô, sil vu plé)

Francês fala mesmo fazendo biquinho, não é brincadeira. Quando comecei a estudar, minha professora dizia que ia colocar um pregador de roupa nos meus lábios, para eu me acostumar.

Algumas pronúncias diferentes do português, e que podem ser aplicadas para quase 100% dos casos (sempre tem exceção, certo?):

u - biquinho total, é praticamente a letra "i" falada com o biquinho que fazemos ao pronunciar a letra "u".
ou - tem som de "u"
eau - tem som de "ô"
en, in - tem som de "ã"
oi - tem som de "ua"

21 comentários:

  1. boas dicas!

    lembro que no albergue em córdoba eu fiquei p* com o cara da recepção; eu queria tentar falar espanhol, e ele queria treinar o português dele (era estudante de turismo)...no final achei que ele achava meu espanhol tão ruim que preferia falar em português...bjo

    ResponderExcluir
  2. Cesar,
    eu também fico p* da vida!
    kkkkk
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá gostei mt do seu blog e gostaria de saber se vc pode me ajudar... estou indo a Paris agora em maio e gostaria de saber quais os pontos turisticos mais importantes a se conhecer, se o metro e fácil de andar e como faço pra pegar um trem para amsterdam pois ficarei la por 3 dias entao precisava saber umas dicas. Não falo nem ingles nem frances...
    Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Ola! De uma olhada nos posts que escrevi sobre Roteiros a Pe Em Paris, tem umas dicas legais.
    O metro eh extremamente facil tambem, vc vai ver.
    Eh sua primeira vez em Paris?
    Abracos,
    Adriana

    ResponderExcluir
  5. SIM É MINHA PRIMEIRA VEZ,,, ESTOU COM UMA DUVIDA TBM QUANTO OS HOTEIS QUE SÃO BEM CAROS EM ALGUNS LUGARES... VC TEM ALGUM PARA ME RECOMENDAR?
    BRIGADINHO
    ABRAÇOS!

    ResponderExcluir
  6. Sonia,
    Paris é uma cidade um pouco cara, e os hoteis mais bem localizados cobram por isso.
    Você já pesquisou em alguns sites como www.tripadvisor.com?
    É um site que traz os hoteis por faixa de preço, e por ranking de usuário.
    Eu sempre uso esse site para procurar onde ficar, e tentar achar o melhor custo benefício para o valor que quero e posso gastar.
    um abraço,
    Adriana

    ResponderExcluir
  7. SÔNIA,li seu comentário aqui, e resolvi te deixar 1 dica q considerei preciosa qdo me foi dada.A melhor maneira de se virar bem de Metrô em Paris, é o site do ppio metrô ( RATP).È super, hiper, mega fácil de usar, e te diz em detalhes q metrô pegar, o número da linha, e o tpo de viagem q vc vai levar.Ele, associado ao Google Street View vai fazer com q vc consigar ver, aqui no Brasil, cda passo q vc vai dar em Paris.Aí vai 1 breve tutorial: No RATP, vc clica em Plan Interactif, depois em Recherche sur le Plan, digita a estação de partida (départ), clica nela, e vai aparecer 1 janela com 2 bandeirolas ( 1 verde e outra vermelha) Clica na verde.
    Depois volta ao RECHERCHE SUR LE PLAN, escolhe a estação destino, e clica novamente, agora na bandeira vermelha,O site vai te mostrar todo o trajeto de 1 pto a outro.Então, embaixo, vc clica no ITINERAIRE, e vai ver exatamente o trajeto de metrô, e mais o tempo de viagem.É sensacional.
    Depois vc pega o google street view, e digita o endereço q vc quer ir.
    Voilá.Vc vai se sentir como se estivesse caminhando pelas ruas de Paris, conhecendo cda passo do caminho Mais fácil, impossível.Bjos e Bon Voyage.Mira

    ResponderExcluir
  8. Mt obrigada pela dica que vc me deu e aproveitando gostaria de saber tbm outra informação? Irei tbm para Londres e vou acompanhada de minha irmã que é deficiente fisico e vc saberia me informar se nos trens bala tem desconto nas passagens.Obriagda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sonia,
      Eu vou ficar devendo essa... Tentei procurar na internet, mas nao consegui achar essa informação.
      Ainda vou tentar mais, e se achar alguma coisa, volto aqui para te falar.
      Abraços,
      Adriana

      Excluir
  9. 4 tem som do que em francês

    ResponderExcluir
  10. Respostas
    1. Eu sou descendente de italiano mais penso em morar na frança porque que tem cidadania européia pode morar em qualquer lugar de europa e falo inglês

      Excluir
    2. Eu sou descendente de italiano mais penso em morar na frança porque que tem cidadania européia pode morar em qualquer lugar de europa e falo inglês

      Excluir
  11. Olá para todos, vou viajar pra Lisboa e depois conhecer outros países da Europa em 8 de Janeiro de 2017, sou uma senhora de 59 anos e nunca sai do Brasil.
    Estou muito ansiosa pois não domino outra língua, a França e um lugar que vou ficar 5 dias, mas a minha dificuldade com idiomas está me deixando assustada.
    Além de que quase não terei tempo pra dominar outras línguas.O que faço?
    Me ajudem por favor,não quero desistir desse sonho.

    ResponderExcluir
  12. Olá, também viajarei para França em fevereiro 2017, estarei tentando falar um pouco francês, não sei quase nada do idioma, passarei 5 dias.

    Leila

    ResponderExcluir
  13. Estudei inglês pelo App Duolingo (gratuito pela Play Store) ajudou muito além de ouvir muita rádio dos EUA (outro App gratuito chamado Rádio EUA). Minha namorada vai para Paris em Março, então estamos fazendo o mesmo (estudando francês pelo Duolingo e escura do rádio francesa). Creio que Apesar do pouco tempo entre o início dos estudos e a viagem dela conseguiremos desenvolver um vocabulário básico.
    Lembro que ela já contratou uma guia (brasileira que mora em Paris e domina a lingua) que a acompanhará desde a chegada, porém emergências podem acontecer e estar preparado para se virar nessas situações seria um recurso sensato.
    bon voyage à tous!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, vc poderia informar o contato dessa guia brasileira? Obrigada!

      Excluir
  14. Gostaria de viajar a Paris mais não falo nada tbm será que me viro lá??


    ?

    ResponderExcluir
  15. Muito útil esse seu post, Arstein, porém ele tem "un bémol": uma coisa é aprender a perguntar onde fica torre Eiffel, uma outra é compreender o que dirão de volta. Lembro que uma amiga minha brasileira visitando a França, levava com ela um caderninho cheio de perguntas úteis, mas no final ela me disse que jogou fora porque não entendia nada do que respondiam pra ela. É a velha história: falar uma língua numa só mão, não dá. Tem que ter os dois sentidos, vai e volta. Senão.... :)

    ResponderExcluir