segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Onde comer em Paris

Em primeiro lugar, preciso dizer que almocei e jantei em inúmeros restaurantes que não lembro o nome nem tampouco o endereço.

Estava passeando à toa pelas ruas de Paris, quando senti fome e procurei pelas redondezas o restaurante mais simpático e mais cheio e simplesmente entrei.

Para ser justa com todos esses lugares, sempre comi muito bem em Paris. Sempre!

Todos os lugares que listo abaixo, de alguma maneira se destacaram da multidão de restaurantes que existem nessa cidade gourmet. O dia, o ambiente, a companhia e principalmente a comida foram especial, e só por isso coloco aqui em destaque.

No entanto, preciso dizer que em Paris não tenho receio algum de entrar num restaurante totalmente desconhecido. Nessa cidade se come bem, muito bem!

Ah! Antes de eu começar, vou dizer para os marinheiros de primeira viagem que a água de torneira é potável em Paris (sim, de verdade, acredite!) e é servida de graça nos restaurantes. Para isso você precisa pedir a água certa, caso contrário virá uma garrafa de água mineral que algumas vezes custa mais caro que um vinho nacional :-)

"Une carrafe d’eau, s’il vous plaît"
(e se pronuncia: "une carrafe dô, sil vu plé")

Hum… e também preciso confessar que em restaurantes mais chiques fico com vergonha de pedir água de torneira....

E agora, vamos à minha listinha:

Restaurantes

Brasserie La Lorraine – esse restaurante se encontra perto do hotel onde fiquei por duas vezes em Paris, perto do Arco do Triunfo. Fui lá 3 vezes e não me arrependi em nenhuma delas.
2 Place Ternes – 75008.

Les Editeurs – entrei nesse restaurante totalmente por acaso, estava com fome e o primeiro que tinha tentado estava lotado e com uma fila de espera muito grande. Além da comida excelente e bons vinhos (note o plural... um ano inteiro em Paris e eu certamente viraria alcóolatra), o restaurante é muito aconchegante e cheio de livros espalhados por prateleiras, à disposição do cliente.
4 Carrefour de l’Odeon 75006 Paris - Metro Odeon

Relais Saint Germain – li no blog Conexão Paris que esse restaurante está na moda em Paris, e que para o jantar precisa reservar com cinco meses de antecedência, mas fomos no almoço e foi bem tranquilo.
9 Carrefour de l’Odeon 75006 Paris. - Telefone 0144270797.

Doces, Sorvetes, Chocolates

Ladurée - famosa e tradicional patisserie francesa
Você gosta de macarron? Se gosta, o daqui é sensacional.
Se não conhece, não perca essa oportunidade! Macaron é o nome de um pequeno biscoito redondo, crocante por fora e macio por dentro, e recheado com um creme. Ele é feito em diferentes sabores, cada um de uma cor. Experimentei todos, mas gostei mais do de chocolate e do de limão.
São várias lojas em Paris, mas eu gosto mais da loja na Champs Élysées (75, avenue des Champs Elysées - 75008 Paris), pois posso me sentar num dos banquinhos da avenida, ficar vendo o fluxo de pessoas e saborear a vida.
O site oficial é http://www.laduree.fr/.

Angelina – casa de chá perto do Louvre
Tomar um chocolate quente daqui é sensacional, sem contar o visual do lugar. Se você estiver precisando de um pouco mais de energia, pode complementar o seu pedido com tortas, doces e bolos.
226, rue de Rivoli - 75001- Metrô Tulleries - Tel: 01 42 60 82 00

Sorveteria Berthillon da ilha Saint Louis – sorvetes artesanais e deliciosos!
29-31 rue saint Louis en l'ile - 75004

Chocolaterie Patrick Roger – eu amo chocolate!
199 rue du Faubourg Saint Honoré (tem mais de uma loja em Paris, mas eu só conheço essa)

Para fazer um belo piquenique

La Grand Épicerie de Paris - para comprar vinhos, pão, queijo e embutidos para um excelente piquenique em na Torre Eiffel. Sem contar que fica colado na loja de departamento Le Bon Marché e, para os católicos, ao lado de L’Eglise de la Medaille Miraculeuse.
38 Rue de Sèvres - 75007.

2 comentários:

  1. O La Durée e La Grande Epicerie foram os melhores lugares de Paris :) Nós amamos!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu também, Lucy!
    A primeira vez que comi o macaron foi em Paris, na Ladurée. Como toda vez que provo alguma coisa nova, fui bem desconfiada... e como aquilo é bom!
    Abraços
    Adriana

    ResponderExcluir