terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Em busca da paella perfeita...

Na minha viagem pela Espanha passei por Madrid, Valência, Costa Brava e Barcelona e fiz uma espécie de cruzada particular na busca pela melhor paella.

Procurei restaurantes especializados em paella em todas essas cidades por onde passei, alguns baratos, outros mais mais caros.

Meio que sem querer, cada prato que eu comia, comparava se ele era melhor ou pior que o anterior. E assim acabei criando o meu ranking dos restaurantes de paella.

Claro que não consegui experimentar todos os restaurantes de todas as cidades. Minha amostra era pequena. Poderia continuar nessa cruzada por meses, mas mesmo quero compartilhar minha lista dos melhores restaurantes de paella que experimentei, um restaurante por cidade, e em ordem geral de preferência.

Vale dizer que não levei em consideração acessórios como qualidade de atendimento, decoração do restaurante, etc. Claro que todos os restaurantes passavam tranqüilos por qualquer critério de limpeza, mas o que contava mesmo era o sabor da paella.

Segue o ranking, do melhor para o... um pouquinho menos melhor:

1. Botafumeiro, em Barcelona. O melhor, indiscutivelmente. Sinto muito em dizer que também era o mais caro - o prato da paella ficou, com um bom vinho e incluindo a gorjeta, cerca de 200 euros para duas pessoas. Apesar do preço, vale a pena. É o tipo de restaurante que pagamos caro, mas ficamos satisfeitos com o resultado. Levando em consideração os supérfluos, ganha menção honrosa, pois o atendimento é digno de rei (e rainha).

Carrer Gran de Gracia, 81 – Barcelona

2. La Zarzamora, em Valência. Um espetáculo. Como ficou em segundo lugar e também era o mais barato da lista, ganhou com louvor a Categoria Melhor Custo Benefício.

Av. Instituto Obrero, 20 - Valencia

3. Cafe Gijon, em Madrid. Minha primeira paella da viagem. Divina.

Paseo Recoletos, 21 – Madrid

4. Restaurante do Hotel Aigua Blava, em Begur. Espetacular. E ganha na Categoria Melhor Vista, não canso de dizer, mas a praia de Begur é um sonho.

2 comentários:

  1. Vou fazer o mesmo trajeto que vc fez ... Adorei as dicas

    ResponderExcluir
  2. Oi Pat,
    E se descobrir algum restaurante bom, passa aqui para contar :)
    abracos,
    Adriana

    ResponderExcluir