domingo, 8 de janeiro de 2012

Como ir para Roma e VER o Papa

Como disse no post O melhor presente, em novembro levei minha mãe, minha sogra e minha tia para passar uma semana em Roma.

Foi a segunda viagem internacional delas. Como a primeira foi para a incomparável Paris e foi simplesmente perfeita, fiquei quebrando a cabeça sobre o que mais poderia fazer para deixar essa viagem também especial.

Quando fomos para Paris, fizemos uma viagem de um dia para Giverny. Alugamos um carro, viajamos pelas estradas da França, conhecemos os Jardins de Monet que estava particularmente espetaculares.

Bom… para quem é católico, ir para Roma e ver o Papa é ideal, não é? Ainda mais que todas elas começaram a falar como se fosse a coisa mais óbvia do mundo não ver o Papa.

“Ah! Ele não deve nunca ficar em Roma!”

“Só gente muito especial dee conseguir ver o Papa!”

Apesar de eu não ser católica, minha sogra e minha tia são, e quis dar esse presentinho para ela. As duas quase infartaram quando telefonei dizendo que iríamos assistir uma audiência com o Papa. Minha mãe, apesar de não ser católica, quase enfartou também. 

Como fazer? Vamos ao passo a passo do que eu fiz.

Toda quarta-feira tem uma audiência com o Papa, a Audiência Papal (Udienza Papale). Para se inscrever:

1. Entrar no site do Vaticano, link abaixo, clicar em “Descarregar o formulário para bilhetes”. Vai abrir um arquivo do Word, que você imprime e preenche com seu nome, o número de pessoas, e data que você pretende assistir a audiência, seu endereço, telefone e número de fax.

2. Você pode enviar o formulário preenchido para o Vaticano pelo correio ou por fax, seguindo os dados no próprio documento. Eu mandei o formulário por fax, e recebi uma resposta também por fax apenas um dia depois, confirmando o meu pedido. A carta é muito simples, algumas linhas dizendo que seu pedido foi aceito, confirmando o número de pessoas, e com um número de registro. Você deve levar a carta com você, para conseguir retirar os bilhetes lá no Vaticano.

3. Você pode retirar os bilhetes no dia anterior à audiência ou no mesmo dia, a partir das 8:00 da manhã.

4. A audiência ocorre às 10:30 da manhã, e dura cerca de uma hora e meia. Apesar de ter hora marcada e de você já ter reservado seus bilhetes, é bom chegar cedo. Eu cheguei as 9:00 e já tinha uma fila bem grande.

A audiência se passa num auditório bem grande, com telões para poder ver melhor o Papa e os cardeais.

Fiquei com receio de ser um pouco cansativo, mas não. Eu fui no dia 02 de novembro, Finados, e esse foi o tema da audiência. O Papa e os Cardeais passaram mensagens bonitas, simples e em várias línguas, inclusive em português.

Minhas meninas gostaram muito e ficaram muito emocionadas.

3 comentários:

  1. obrigada pela informaçao. foi valiosissima!bem haja.

    ResponderExcluir
  2. Olá Adriana, segui suas dicas e enviei o fax ao Vaticano há uma semana, porém até o momento não tive confirmação. Estou preocupada pois embarco na próxima semana e não sei se receberei a confirmação a tempo. Você sabe se há outra forma de contatá-los (email, etc...).
    Agradeço pela colaboração
    Juliana

    ResponderExcluir
  3. ADRIANA, AGORA HA POUCO ENTREI EM CONTATO COM A CURIA DE BRASILIA, E LA ENFORMARAM QUE O VATICANO NÃO ESTA MAIS ENVIANDO RESPOSTA, E SIM QUE CHEGAR LÁ PELAS 5:00 DA MANHA NA PRAÇA DO VATICANO, CONSEGUE VER BEM DE PERTO O PAPA. E SE ENCHER JÁ ERA BOA SORTE. ROBSON SACCOMANE

    ResponderExcluir