domingo, 10 de junho de 2012

Roteiro em Roma III


Alternativa 1)
1,7 km: a. Coliseu, b. Forum Romano, c. Almoçar na Enoteca Cavour 313, d. Palazzo Venezia e Monumento a Vittorio Emanuele, e. Piazza del Campidoglio.

Alternativa 2)
2,4 km: a. Coliseu, b. Forum Romano, c. Almoçar na Enoteca Cavour 313, d. Igreja San Pietro In Vincoli, e. Palazzo Venezia e Monumento a Vittorio Emanuele., f. Piazza del Campidoglio.

a. Coliseu

É o monumento símbolo de Roma. Construído no ano 72 d. C. pelo imperador Vespasiano, era o maior anfiteatro de Roma e tinha capacidade para 55 mil pessoas.  Palco de lutas entre gladiadores, animais ferozes e também de condenações.


Post relacionado:

b. Foro Romano

Conjunto extraordinário de ruínas do que foi o centro vida política, comercial e judiciária do Império Romano.

Importante notar: Via Sacra (rota seguida através do Forum pelas procissões religiosas e desfiles triunfantes), Arco de Sétimo Severo, Templo de Vesta, Casa das Virgens Vestais, Basílica Giulia, Basílica de Constantino, Arco de Tito, Mercados de Trajano, Coluna de Trajano, Arco de Constantino (ao lado do Coliseu).


Posts relacionados:


c. Pausa para descansar e comer:

Enoteca Cavour 313 - Bar de vinho tradicional, que também serve lanches e petiscos. Atenção: não é funcional se estiver com muita fome. Via Cavour, 313.

d. Roteiro Alternativo - Chiesa de San Pietro in Vincoli

A visita à essa igreja deixa o caminho mais longo, então avalie se está acostumado a andar bastante para conseguir aproveitar bem todas as atrações desse roteiro. Ou considere fazer o trecho seguinte de táxi.

Eu tinha como meta visitar essa igreja porque é aqui que fica o Moisés, de Michelangelo, escultura que para mim está entre as mais espetaculares, e que me traz lembranças de uma pessoa muito querida. Outra preciosidade é o Túmulo do Papa Julio II, também de Michelangelo.

De quebra,  as correntes (vincoli) que, acredita-se, terem prendido São Pedro antes de sua crucificação também estão aqui.

e. Palazzo Venezia e Monumento a Vittorio Emanuele

O Palazzo Venezia foi erguido em 1455 para o Papa Paulo II. Foi usado como residência papal e depois como embaixada veneziano em Roma. Na era fascista, era de suas sacadas que Mussolini fazia seus fervorosos discursos.

Na sua frente, encontra o Monumento a Vittorio Emanuele, construído em 1885 em homenagem a Vitorio Emanuele II, o primeiro rei da Itália unificada. A sua construção foi muito criticada pelos romanos, por ser um monumento novo e não se mesclar aos demais monumentos à sua volta. Absolutamente construído em mármore branco, ganhou o apelido de “bolo de noiva” ou “máquina de escrever”. Apesar das críticas, oferece uma vista espetacular da cidade do seu último piso alto da sua escadaria e, na parte de trás, possui um elevador panorâmico de onde é possível ver quase todo o Forum Romano.


f. Piazza del Campidoglio

Projetada por ninguém menos do que Michelangelo a pedido do Papa Paulo III, ostenta bem no centro a estátua equestre de Marco Aurélio. Michelangelo também fez o projeto para renovação do Palazzo dei Conservatori e do Palazzo Senatorio. Logo atrás há um terraço de onde temos mais uma vista excelente do Fórum Romano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário