quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Hotel e Restaurantes em Roma


Já escrevi em algum post antigo desse blog que não me sentia muito tranquila para falar das minhas impressões sobre hotéis e restaurantes. Porque gosto é algo estritamente pessoal, porque coisas mudam com o tempo, algumas melhoram algumas pioram.

Normalmente nem relato os restaurantes e hotéis que se enquadram na classificação média, mas gosto de contar sobre os que me surpreenderam positiva ou negativamente.

Para tentar diminuir um pouco mudanças na administração e qualidade de atendimento, a partir desse post sempre acrescentarei a data em que estive em cada lugar.

Dito isso, estive em Roma pela última vez em outubro de 2011.

Hotel Artemide
Via Nazionalle, 22

Fui duas vezes para Roma, mas a primeira vez fiquei num hotel pequeno, com quarto minúsculo, e que foi depois vendido para uma cadeia internacional de hotéis.

Na segunda vez, fiquei no Hotel Artemide e gostei muito.

O Artemide é um hotel bem bonito, com funcionários muito atenciosos e educados. O quarto é espaçoso, e nos aguardava uma bandeija de frutas generosa. Belo e reforçado café da manhã. Além disso, como viajei com minhas três velhinhas (para quem ainda não as conhece: mãe, sogra e tia) e precisava de um quarto triplo, pela primeira vez tivemos uma terceira cama de verdade e confortável, e não uma cama dobrável velhinha.

Restaurantes

Perto do Castel Sant’ Angelo, Basílica de Sao Paulo e Museu do Vaticano

1.    Velando, Borgo Vittorio, 26.

Almoçamos ali, enquanto esperamos nosso horário para o museu do Vaticano, bilhetes comprados pela internet. Restaurante pequeno e atendimento muito especial, com pratos modernos e diferentes, como o belo risoto com morangos silvestres que eu experimentei. Não está entre os mais baratos, mas longe de ser o mais caro (pelo que me lembro os pratos estavam entre 15 e 30 euros), e vale a pena pela atmosfera, qualidade da comida e excelentes vinhos.

Perto da Piazza da Espagna, Via Condoti

2.    Il Gusto e Alfredo
Pausa para almoçar?

Desça a Via Condotti, virando a direita na Via del Corso. Logo após a Igreja Santi Ambroglio e Carlo al Corso, vire a esquerda.

Aqui, na Piazza Augusto Imperatore no. 30, fica o Restaurante Alfredo que, diz a lenda, foi o criador do famoso Fetuttine Alfredo. Esse eu não experimentei, porque estava fechado quando eu fui, mas um amigo meu foi e gostou muito. Deixo para ir na próxima visita a Roma.

E na Piazza Augusto Imperatore no. 8, temos o restaurante Il Gusto. Esse sim eu posso recomendar com conhecimento de causa, pois fui nas duas vezes que estive em Roma. Cheio mais de romanos que de turistas, é bonito, amplo e tem uma comida deliciosa.

Perto do Forum Romano

3.    Enoteca Cavour 313
Via Cavour, 313.

Bar de vinho tradicional, que também serve lanches e petiscos. Atenção: não é funcional se estiver com muita fome, mas é maravilhoso para beber um belo vinho e beliscar alguma coisa.

Restaurantes perto do Hotel Artemide

4.    Rinaldi
Via Parma, 11

Classudo e um pouco mais caro que a média, tem pratos extraordinários. Experimentei um tagliarini com trufas que estava divino.

5.    Target
Via Torino, 33

Um pouco mais barato que o Rinaldi, mas tão espetacular quanto. Acho que vale a pena experimentar os dois, mas se tiver que escolher apenas um, sugiro o Target.

6.    Artemide Roof Top

O Hotel Artemide tem um restaurante no último andar que é uma graça. Como muitas vezes voltávamos mortos de tanto andar, acabamos indo duas vezes para beliscar alguma coisa. Invariavelmente voltamos para o quarto horas depois, felizes e bêbados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário