terça-feira, 12 de abril de 2011

Porque gosto de Miami



Estava hesitando escrever um post sobre Miami, porque pensava na quantidade de críticas que receberia e em todas as explicações que teria de dar. Na verdade, o post anterior,  Por que você gosta tanto de viajar, nasceu dessas minhas reflexões.

E vocês não acreditam na quantidade de críticas que recebo porque gosto de Miami!!!

O ano passado, voltando de férias, bronzeada e feliz, fui chamada de “uma perfeita idiota” ao responder que estava voltando de lá. Enfrento anti-americano, anti-latino, anti-tudo. Capitalistas que odeiam Cuba cismam em odiar também Miami, apesar dos cubanos terem deixado Cuba por discordarem de Fidel, e não o oposto. Alguns acham Miami muito artificial, outros dizem que não é sofisticada.

Há os que só balançam a cabeça, me reprovando silenciosamente.

Os mais complacentes acham que eu vou para Miami apenas para fazer compras. Quando eu digo que não é só isso, me olham como se eu não quisesse confessar a verdade.

Mas o mais impressionante é que a grande das críticas maioria vem de gente que nunca nem sequer pisou aqui.

Quando fui lembrando de tudo isso, parei, respirei, dei risada e resolvi que preciso mostrar um pouco porque gosto tanto dessa cidade.

Minha primeira viagem para Miami foi também minha primeira viagem aos Estados Unidos.

Tinha muita expectativa com relação aos parques da Disney e da Universal, mas não sabia muito bem o que esperar de Miami. A imagem que se formava, baseada em tudo o que ouvia, era de um lugar meio feio e perigoso, cheio de latinos vendendo quinquilharias falsificadas, contrabando, muito contrabando. Uma cidade à parte dos Estados Unidos, com língua própria, o espanhol.

Quando perguntava sobre a praia, as pessoas apenas balançavam a cabeça e me respondiam: “ah, nem se compara com as do Brasil!”.

Por mais que ouvia, não conseguia acreditar nessa visão do inferno. Lembrava de ler sobre milionários americanos, e alguns milionários brasileiros também, comprando casas e apartamentos espetaculares aqui, e me parecia inconcebível alguém ter um apartamento tão caro num lugar tão ruim. Simplesmente não batia.

Fiquei uma semana em Tampa, a trabalho, e cheguei em Miami de carro, num ensolarado sábado de manhã.

Primeira impressão? As pessoas são loucas!!!

A cidade é linda, prédios modernos, avenidas largas, praias de área branca e um mar calmo de águas azuis.

E, artigo raríssimo para nós brasileiros nesses tempos modernos, segurança. 

Por mais que me esforce, eu não consigo entender o motivo de tanta crítica que não somente o velho preconceito.

Pelo menos sei que não estou sozinha nesse barco. Li num artigo recente que 25% dos prédios à venda em Miami estão sendo comprados por brasileiros.


2 comentários:

  1. Dri, Parabéns pelo blog! Passei os olhos em alguns posts, mas este aqui, sobre por que gosta de Miami, li inteiro. É isso aí, vc está certa: tem muita gente que é preconceituosa e anti-americana sem saber direito o que está fazendo. Ainda não fui a Miami, mas depois de ler "vc", coloquei na minha lista de lugares a visitar... Por fim, uma pergunta: não dava pra pegar um aviãozinho e vir para DC visitar sua amiga, não? bj, Cris

    ResponderExcluir
  2. Oi Cris,
    Obrigada! Você não imagina como sua opinião é importante e faz diferença para mim!
    Eu tô mesmo devendo uma visita... mas não fica brava não! O tempo livre é tão curto e passa tão rápido.
    beijos
    Dri

    ResponderExcluir