terça-feira, 4 de outubro de 2011

Valencia


Depois do cansaço para conseguir pegar os ingressos da Fórmula 1, finalmente fomos dar uma volta por Valencia.

Com o mapa na mão, primeiro tentamos nos situar na cidade e achar o circuito. Tarefa fácil. Pelo barulho dos carros em pleno sábado de teste, nem precisava do mapa.

Valencia situa-se na costa leste da Espanha, às margens do Mar Mediterrâneo, e é a capital da Comunidade Valenciana, com cerca de 800 mil habitantes.

Como podemos ver na foto abaixo, parte do circuito de Fórmula 1 é cercado pelo mar. Quem assiste a corrida pela TV tem uma visão panorâmica de Valencia e de suas praias, e consegue ter uma idéia de como a cidade é linda.

fonte: Google
A praia ao lado do circuito é uma melhores e mais famosas praias de Valencia: Playa de Malvarrosa. E foi para lá que seguimos seguimos.

Já estávamos quase desistindo de parar o carro quando, num golpe de sorte, vimos um carro saindo de um estacionamento subterrâneo. Confirmamos que ele estava saindo e que não era apenas mais um carro desistindo, e estacionamos felizes da vida.
Fomos andando para a praia, ainda ouvindo o som forte dos motores.

Uma pausa para explicações.

Quem me conhece sabe que amo praia. A-mo-a-mo-a-mo. Sou apaixonada por todas as praias que eu já conheci até hoje, mas as praias do Mediterrâneo ocupam um lugar especial no meu coração.
E quando pisei nas areias da Malvarrosa, confirmei esse sentimento. As praias de Valencia tem aquele charme irrestível que me fascina, resultado da mistura de sol, areia, o azul do mar de uma intensidade absurda, liberdade, tolerância, segurança.
E para completar o cenário de sonho, a água ainda estava surpreendentemente morna. Uma verdadeira delícia.

Na rua a beira-mar tem vários bares e restaurantes, um ao lado do outro. Famintos, escolhemos um aleatoriamente - todos tinham um cara boa e estavam lotados - e pedimos uma bela paella. Para quem não conhece, a paella é um tradicional prato espanhol feito numa panela grande, redonda e rasa, com arroz, açafrão, camarões e mariscos.

Valencia é conhecida por ter sido a criadora da paella. No entanto, os locais dizem que a tradicional paella valenciana é feita apenas com arroz, frango e coelho. A outra, com camarões e mariscos, é a paella de mariscos, apenas uma variaçao da original.

Após nosso almoço, fomos para a parte da cidade chamada de Ciudad de las Artes y las Ciencias. Um centro de cultura e entretenimento formado por um conjunto de prédios de arquitetura extravagante e que abriga o "Palau de les Arts Reina Sofia" – dedicado à Opera, o "Museu de les Ciències Príncipe Felipe" – com espaços para experiências de ciência interativas, "L'Oceanogràfic" – áquario e "L'Hemisfèric" – cinema IMAX.

Mesmo que você não queira entrar em nenhum dos prédios, é um lugar delicioso para passear.





Cidade linda. Fomos embora com vontade de ficar mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário