segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Feliz 2012!

Nunca fui de fazer balanços de fim de ano ou resoluções para o ano novo. Nunca fiz uma lista de intenções para o ano seguinte. Nunca medi minhas conquistas ou minhas derrotas na passagem de bastão de um ano para o outro.

Isso não quer dizer que nunca parei para pensar, para reavaliar meus valores, minhas decisões, meus comportamentos, minhas ações. Aliás, totalmente o oposto, pois faço isso até demais. Apenas não obedeço uma data definida. Ou obedecia.

Esse ano foi um pouco diferente. Passei a segunda metade de dezembro encucada, observando e concluindo que todo mundo que eu conheço faz isso e me questionando por que eu não faço.

Tentei então fazer uma retrospectiva do meu ano de 2011.

Não posso dizer que foi um ano fácil para mim. Passei por vários momentos muito difíceis, no aspecto pessoal e profissional. Levei tombos, recebi notícias ruins, fui duramente criticada em comportamento que me são caros, que me fazem ser quem eu sou, perdi uma pessoa muito querida.

No entanto, nos momentos mais difíceis fui atrás das coisas que me deixam feliz de verdade, sejam elas simples ou não.

Escrever, fotografar, viajar. Tomar leite condensado na latinha, comer pastel na feira. Abraçar as pessoas que amo, morder a barriga do meu sobrinho. Brincar com ele, inventar estórias, deixar a imaginação ganhar asas. Olhar a lua! Ah, como eu gosto de olhar a lua. Ler, assistir um filme gostoso. Velejar. Saber que tenho amigos que riem de mim e comigo, que me ajudam a não leva as coisas a sério demais.

Recomecei esse ano coisas que sempre gostei de fazer, como escrever nesse blog. Comecei coisas que nunca tinha feito, como escrever um livro, um livro de verdade, com começo, meio e fim. Livro que ainda tem só o começo e um pouco do meio.

E conclui que momentos difíceis nos levam para momentos bons. Eles são fundamentais para melhorarmos o que não está muito bom e eliminar o que está ruim. Até que começamos tudo de novo, nesse processo louco, dolorido e maravilhoso que é viver.

Não sei se consegui isolar direitinho o ano de 2011, porque minha retrospectiva muitas vezes avançou para outros anos.

De qualquer maneira, valeu para eu olhar 2012 com mais otimismo, com mais vontade de viver e lutar diariamente para não esquecer todas as coisas boas. Para não deixar que as ruins sufoquem as boas, para valorizar o que realmente importa e não dar tanto peso para o que não importa.

Apesar desse ser um exercício diário, agora entendo que fazer isso no final do ano nos impulsiona para o ano seguinte, e nos ajuda a encarar o futuro com mais otimismo e alegria.

Feliz 2012 para você!

E, como não poderia deixar de existir num blog como esse, muitas viagens boas!

2 comentários:

  1. Olá Adriana, só tenho uma coisa a dizer: quero ser seu amigo! rsrsrs
    Acabei de te convidar no facebook - agora vc vai saber quem é o cidadão que de vez em quando faz uns comentários aí...

    Abraço e feliz 2012!
    Daniel

    ResponderExcluir
  2. Oi Daniel,

    Aceitarei o convite com prazer! Adoro os seus comentários!!!

    Feliz 2012!

    Um grande abraço,

    Adriana

    ResponderExcluir