domingo, 15 de janeiro de 2012

Túmulo de São Pedro em Roma

Continuando na minha busca por coisas diferentes para fazer em Roma, descobri que é possível visitar o túmulo do apóstolo São Pedro.

O túmulo se localiza na Necrópole (“Cidade dos Mortos”), logo abaixo da Basílica de São Pedro, no Vaticano.

No século IV, o imperador Constantino mandou erguer a primeira basílica de São Pedro sobre um antigo cemitério romano, localizado do lado externo das muralhas que protegiam a cidade dos bárbaros. Acreditava-se que Pedro fora crucificado, por volta de 64 d.C., e enterrado nessa região.

O Papa Pio XII, no século XIX, determinou que escavações fossem feitas embaixo da Basílica, com o objetivo de localizar o local correto do túmulo do santo.

As escavações aconteceram entre 1939 e 1949, e foram conduzidas pela equipe de arqueólogos do Vaticano, sob comando do Monsenhor Ludwig Kaas. Logo no início, descobriram a necrópole romana - complexo de mausoléus pagãos e cristãos - sob as fundações da basílica de São Pedro. A escavação continuou em segredo – como se passou durante a II Guerra Mundial, os pesquisadores temiam que Hitler se interessasse pelo local - e entre as principais descobertas estava o que suspeitava-se ser o túmulo de São Pedro.

Nesse túmulo, foram encontrados restos mortais que condizem com os de uma pessoa que tenha vivido entre os séculos I e II depois de Cristo, com idade de cerca de 70 anos e com sinais de que tenha sido crucificado pelos pés. Todas essas características coincidem com o que seria esperado de São Pedro (acredita-se que São Pedro tenha sido crucificado de cabeça para baixo, a seu próprio pedido, porque ele que não se sentia digno de ser crucificado da mesma maneira que Jesus Cristo).

A visitação é conhecida como “Scavi Tour”. Como o tour permite apenas 250 visitantes por dia, divididos em grupos de 12 participantes, requer que seja agendado com antecedência. Cada grupo é acompanhado de um guia especializado do Vaticano e a visita dura cerca de uma hora e meia.

Primeiramente, envia-se um e-mail (pode ser em português mesmo) para scavi@fsp.va, no Ufficio Scavi, Escritório de Escavações do Vaticano, informando:
  • número de pessoas que participarão da visita, com os respectivos nomes
  • dias em que os interessados podem participar da visitação
  • idiomas desejados para o tour
  • endereço para resposta

Para tentar aumentar minhas chances de conseguir a visita, coloquei como opção todos os dias que estaria em Roma, e todos os idiomas que poderia aceitar, primeiro português, segundo espanhol e terceiro inglês.

Enviei com o máximo de antecedência possível, e recebi no dia seguinte uma confirmação que meu email tinha sido recebido e que seria avaliado. Esperei mais alguns dias para receber um email, dessa vez confirmando que meu pedido tinha sido aceito, com a data e horário da minha visita, e pedindo os dados do cartão de crédito para o pagamento (doze euros por pessoa). Para minha total surpresa, o email tambem dizia que meu grupo teria um guia que falava português.

Uns dois dias depois, você recebe um novo e-mail com o recibo de pagamento. Esse email deve ser impresso e levado no dia agendado, para ser trocado pelos tickets.

No dia da visita, você tem de ir ao Ufficio Scavi, um escritório que fica dentro do próprio Vaticano, do lado esquerdo de quem olha de frente para a Basilica. O tour começa pontualmente no horário, por isso é bom estar lá uns trinta minutos antes, contando que ainda é preciso pegar os tickets antes.

A visita é muito interessante. O caminho é estreito e escuro, e pode dar uma pequena sensação de claustrofobia quando entramos, mas logo voce se acostuma. Durante o percurso, o guia conta a história das escavações, explica os costumes da época, a vida dos primeiros cristãos, e vamos caminhando até chegar ao local do túmulo.

O meu guia, um seminarista de Curitiba, era muito religioso, mas racional. Explicava claramente que todas as evidencias científicas não podiam comprovar nada, já que não temos um DNA original para fazer uma comparação. Todos os exames feitos nos restos mortais condizem com o esperado num homem que viveu na mesma época e morreu em condições semelhantes `as de Pedro, mas que no final é mesmo uma questão de fé.

A visita termina na parte de baixo da Basílica de São Pedro, onde ficam os túmulos dos demais papas. Depois você ingressa na Basílica de São Pedro por uma entrada lateral, sem precisar ingressar naquela fila enorme. Por isso, deixe para visitar a Basílica no mesmo dia em que fizer o tour.

Recomendo muito essa visita, inclusive para quem não for religioso. Para quem acredita, é muito emocionante, mas é, no mínimo, uma aula de história ao vivo.


3 comentários:

  1. Que bela dica Adriana.

    Você conhece a pintura de Caravaggio sobre este tema?

    É o pintor que mais gosto e esta obra é das mais impressionantes que já vi.
    Está em uma igreja em Roma, Santa Maria del Popolo, visita grátis.
    http://www.paintinghere.com/painting/The_Crucifixion_of_Saint_Peter_3382.html

    Bjs.,
    Daniel

    ResponderExcluir
  2. Oi Daniel,
    Conheco a pintura sim, ela eh maravilhosa, intensa. Tambem gosto muito de Caravaggio, mas vc sempre me faz pensar alem do obvio. Alguns conhecimentos ficam espalhados na minha cabeca e nem sempre se juntam rsrsrs. Nao pensei nesse quadro quando escrevi o post, e agora me parece tao logico...
    Alias, legal esse site, hein?
    Bjs
    Adriana

    ResponderExcluir
  3. Pois é, descobri o site sem querer, pesquisando pela imagem do Caravaggio no google.
    Fiquei bem afim de comprar alguma coisa, mas é tanta opção que fica duro de escolher!
    Acabei descobrindo uma reportagem sobre esse site - é uma empresa da China que criou uma "fábrica" de reproduções feitas por artistas reais (não são posters).
    Mas tem o lado maligno que é: uma coisa é reproduzir um Van Gogh - todos sabem que será falso. Outra coisa, bem sacanagem, é reproduzir obra de artista vivo - aí é falsificação e o cara está sendo lesado. Parece que falei algo non-sense, pois ambos são falsos. Mas para o público, um é "obviamente" falso, ninguém vai comprar gato por lebre. Já o outro, do artista menos conhecido, pode ser revendido como verdadeiro e há perdas envolvidas.
    Será que quero colaborar com isso? Dá um pouco de vontade...rsrs
    Adorei esse:
    http://www.paintinghere.com/painting/The_Passion_of_Music_2865.html
    bjs,
    Daniel

    ResponderExcluir