terça-feira, 13 de novembro de 2012

De carro pela Toscana



Os filmes “Sob o Sol da Toscana” e “Cartas para Julieta” a utilizam como pano de fundo de um cenário perfeito. Felizmente para nós, não é propaganda falsa e a região não decepciona.

Viajar pela Toscana é uma doce aventura por campos de girassóis, cidades medievais e paisagens idílicas, saboreando os mais espetaculares vinhos do planeta.

Localizada na área central da Itália, faz fronteira ao norte com a Emilia-Romagna, a noroeste com a Ligúria, ao leste com Marche e Úmbria e ao sul com Lazio (região de Roma).

Passear pela Toscana é exatamente isso... passear.

A região é dominada por suaves colinas e ciprestes, campos de feno - com rolos de feno espalhados dando um ar extremamente bucólico – vinhedos e campos de girassóis de tirar o fôlego. 

A viagem de carro proporciona a liberdade para saborear cada vilarejo com a calma que eles merecem, perder-se em estradas vicinais e descobrir castelos e vinhedos de sonho.

Principais Vinhos:
Chianti e Chianti Clássico, Brunello de Montalcino, Rosso de Montalcino, Vino Nobile di Montepulciano.

Dicas gerais:
  • O carro foi alugado ainda em Roma, mas apenas para ser retirado no último dia na cidade. Com as malas já prontas, partimos para o que seria uma das viagens mais gostosas que fizemos.
  • Na maioria das cidades da Toscana não é permitido entrar de carro, mas as placas que indicam a proibição não ficam evidentes para o turista desavisado. E, acredite, se for multado, receberá depois de alguns meses, a multa a ser paga pelo correio.
  • Com cidades localizadas a curta distância umas das outras, a região é perfeita para montar base num único hotel e fazer viagens “bate e volta”, evitando assim a trabalheira de fazer/desfazer malas todos os dias para ficar em diferentes hotéis. Um dia é mais do que suficiente para conhecer cada uma das cidades, com exceção apenas de Firenze.
  • Fizemos uma rota que pode ser considerada “tradicional” – Arezzo, Siena, Montepulciano, Montalcino, Firenze, Pisa – mas é possível se perder por estradas vicinais e visitar cidades menos conhecidas e tão ou mais encantadoras que essas.

Roteiro:

Arezzo
Vista de Arezzo da Badia di Pomaio
Saindo de Roma, pegamos a A1, auto estrada que corta a Toscana e passa pelas principais cidades.

Apesar de ser uma auto estrada, a viagem pela A1 não é nada entediante. Vá devagar, curtindo a paisagem e parando sempre que der vontade.

Arezzo fica aproximadamente a 200km de Roma e foi a cidade que escolhemos como porto seguro. Daqui partimos para várias viagens bate e volta.

Vimos muitos campos de girassóis ao redor de Arezzo, mas a cidade em si é pequena e vale apenas um passeio rápido.

Hotel

O hotel escolhido – Badia di Pomaio – era um antigo monastério. Reformado, funcionários bem treinados e prestativos e restaurante extraordinário, fica no alto de uma colina e oferece uma vista espetacular de Arezzo.


Com esse visual e essa piscina, aproveitamos para curtir um “ dolce far niente” e passamos um dia inteiro no hotel.

Senão? Como fica um pouco distante de Arezzo e, como está no alto de uma colina, não é possível acessar de trem, sendo necessário um carro com GPS para chegar lá.

Badia di Pomaio
Localita Badia a Pomaio 4, 52100 Arezzo, Italy

Montepulciano


Montepulciano, a cerca de 60km de Arezzo, foi a primeira das cidades que paramos. Medieval, pequenina e estabelecida no alto de uma colina, oferece vistas magníficas da região.

Foi a primeira parada para uma degustação de vinhos e comprar nossas primeiras garrafas.

Almoçamos num restaurante super gostoso com uma bela vista.


Montalcino


Saindo de Montepulciano, pegamos a SS-146 com destino a Montalcino.

A cidade é pequena, mas produz um dos vinhos mais famosos do mundo, o Brunello de Montacino. Aproveite para fazer mais uma degustação numa das inúmeras enotecas ali presentes.

A cidade possui uma fortaleza bem preservada, cercada por uma muralha passível de ser percorrida, e que oferece uma vista sensacional.


Siena

Siena fica a uma hora de distância, de carro, de Arezzo, pela SS73.

Todas as ruas de Siena levam à Piazza del Campo, onde se destaca uma das maiores torres da Itália. Pode-se subir na torre para uma vista fantástica da cidade.

Almoçamos uma deliciosa massa com trufas num restaurante perto da Piazza (não lembro o nome, mas entramos sem nenhuma referência, procurando apenas um local que estivesse com bastante cliente).

Paramos o carro do lado de fora da cidade, pois não é possível entrar com o carro. Uma dica: marque onde estacionou, pois as ruas são todas bem parecidas.

Firenze
Vista de Firenze da Piazzale Michelangelo
Firenze para os italianos, Florença para os brasileiros, é a capital da Toscana e a maior cidade da região.

Durante o século VX, Firenze viveu seu apogeu e foi uma das cidades mais ricas e poderosas da Europa. Isso se deve principalmente à família Medici, detentora de bancos – funcionava como banqueiros inclusive para o Papa - e que foi mecenas de vários artistas, entre eles Michelangelo, Leonardo da Vinci e Botticelli.
Não por menos, Firenze é considerada o berço do Renascimento e abriga importantes obras de arte em suas igrejas e galerias.

Imperdível: 
  • A Duomo, Catedral Santa Maria Del Fiore, é lindíssima. Possui um campanário de 85 metros de altura que proporciona uma vista espetacular da cidade. 
  • Piazza della Signoria – principal praça de Firenze e ponto de encontro de turistas e cidadãos. Repleta de obras de arte e cópias do David, de Michelangelo.
  • Galeria Uffizi: uma das mais importantes galerias de arte da Europa, representa uma visita imperdível. Guarda importantes trabalhos de Michelangelo (importante: o David, de Michelangelo, fica na Galeria Dell’Accademia), Leonardo, Boticelli, Tiziano e Tintoretto.
  • Galeria Della Accademia, que abriga o perfeito David de Michelangelo.
  • Passeio pela Ponte Vecchio, para ver o pôr do sol no rio Arno. A ponte Vecchio é fechada por várias joalherias, e também representa um ponto de encontro no final do dia.
  • A Piazzale Michelangelo oferece as mais espetaculares vistas de Firenze. Localizada no alto de uma colina, vemos a cidade cortada pelo rio Arno e pela encantadora ponte Vecchio.

Vista do Rio Arno no final da tarde
Restaurante:

Comemos muito bem em Firenze, mas um restaurante se destacou maravilhosamente:

Tratoria 4 Leoni
Via de'Vellutini, 1r | Piazza della Passera, Florence, Italy

Pisa

Cresci ouvindo falar sobre a famosa torre torta e precisava conferir de perto.

A cidade é pequena e, tirando a torre, não tem muita coisa.

A Torre de Pisa, não mais tombando após obras que consertaram a sua estrutura, continua torta e impressiona. É possível subir nela, mas há uma fila absurda que inviabiliza a intenção de quem não quer ficar horas esperando apenas para isso.

O difícil mesmo foi encontrar alguém que tirasse uma fotografia de nós com a torre ao fundo, e que não endireitasse a torre e entortasse a gente.

9 comentários:

  1. Já vi o filme "Sob o sol da Toscana", o que me despertou um desejo enorme de conhecer a região.
    Vocês, realmente, estiveram no lugar dos sonhos de muita gente!!!!

    Beijos e boas viajens!

    Bia
    www.biaviagemambiental.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Adriana,
    Adorei seu blog.
    Meu marido e eu estamos planejando conhecer a Toscana em setembro/13 e pretendemos alugar um carro em Roma, assim como você.
    Como foi a logística de pegar o carro em Roma e dirigir em direção à Toscana? O trânsito pra sair da cidade é complicado ou a locadora fica meio que fora da cidade?
    Desde já agradeço a ajuda.
    Abs,
    Paola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aluguei no terminal de trem Termini, e foi muito facil sair.
      Viajar pela Toscana de carro é muito fácil, além de encantador. O único cuidado é para entrar nas cidades, porque tem muita área onde é proibido entrar de carro.
      Abraços,
      Adriana

      Excluir
  3. Também gostaria de saber sobre o aluguel de carro. Estou indo em novembro/2013 wedson.prado@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Wedson,
    É muito facil! Eu fiz a reserva do Brasil porque não queria correr risco, fiz pela internet mesmo. Vi os preços pelos sites e escolhi o mais barato.
    Abraços,
    Adriana

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde qnt tempo voces ficaram por la..?
    nesse roteiro que fizeram...

    Obrigada

    ResponderExcluir
  6. Arrasou em mais um post, não consigo parar de ler... Vc escreve mt bem, da dicas ótimas...bjus

    ResponderExcluir
  7. Convido a todos a participarem de um grupo de dicas de turismo
    https://www.facebook.com/groups/1058858670838205/

    ResponderExcluir
  8. Uma ótima oportunidade para ganhar milhas grátis é por meio do site de pesquisas de opinião e-rewards que distribui milhas para quem se cadastrar no site e responde pesquisas de opinião sobre os mais variados produtos e serviços disponíveis pelo mundo. Vou deixar o link com um tutorial completo para ganhar milhas aéreas grátis: http://coisasgratisnainternet.blogspot.com.br/p/ganhe-minhas-aereas.html

    ResponderExcluir