segunda-feira, 21 de março de 2011

Giverny – Casa e Jardim de Monet

Giverny é um sonho, uma pequena cidade que fica há cerca de 70 quilômetros de Paris.

Monet viveu em Giverny por 43 anos, de 1883 até sua morte, em 1926.

Quando se mudou para lá, comprou o terreno chamado de Le Clos Normand onde existia a casa, um jardim e um pomar. Totalmente apaixonado pelo lugar, Monet dedicou-se a cuidar do jardim e pomar e a pintar seus quadros inspirados na paisagem que via todos os dias. Plantou novas espécies de flores, principalmente tulipas, espalhadas pelo jardim em suas diferentes e magníficas cores.





Depois de alguns anos, adquiriu também o terreno vizinho ao Le Clos Normand, chamado de Le Jardin d’Eau. Monet desviou o rio que passava perto do terreno, criando um pequeno lago. É aqui que estão as ninféas, flores presentes em muitos dos seus quadros e a ponte japonesa, também fonte freqüente de inspiração.





Monet pintou vários quadros com exatamente a mesma paisagem, tentando captar os variados efeitos da iluminação em diferentes horas do dia, e seu reflexo sobre as águas.

Mesmo para quem não é um grande admirador de arte, andar pelos jardins é como entrar nos quadros de Monet. Uma experiência inesquecível!

Quando ir?

Esse é um lugar que precisa ser visitado na primavera ou verão, no máximo no outono, e é de tirar o fôlego. Além da beleza em si, vale a brincadeira de comparar os quadros com os lugares reais.

Onde comer?

Almoçamos em um restaurante quase na frente da casa de Monet, chamado L’Esquisse Gourmande. Comida excelente, vinho excelente, sobremesas fabulosas. Recomendo divinamente!

Como chegar lá?

Para quem prefere algo mais tranquilo, tem excursões de um dia de Paris para lá. Nos hotéis sempre há folhetos com preço e horário de várias empresas de turismo que oferecem pacotes prontos.

Ou pode-se ir de trem. Vou novamente copiar as orientações do blog Conexão Paris, já que eu mesma nunca fiz o percurso.
“Na estação Saint Lazare comprar uma passagem para o trajeto Paris/Rouen. Descer em Vernon. A distancia entre Vernon e Giverny é de 7 km. Várias opções: pegar um ônibus que sai à cada 15 minutos de Vernon para Giverny; alugar um bicicleta na estação mesmo; pegar um táxi e por fim escolher… pé na estrada, é pertinho.”
Como expliquei no post anterior Château de Versailles, eu aluguei um carro.

A viagem de carro tem algumas vantagens:
  • flexibilidade: você pode chegar e sair no horário que quiser, sem ter que esperar trem, ônibus e metrô.
  • fica mais fácil de levar acessórios: biscoitos, água, blusa de frio.
  • mais rápido: você não perde tempo entre um meio de transporte e outro, e normalmente os estacionamentos são bem pertos do local a ser visitado.
  • apreciar a viagem em si. Tudo bem que também podemos apreciar a viagem pela janela do trem, mas de carro podemos pegar estradas alternativas, pequenas, parar quando quisermos para tirar fotos.
E a desvantagem é: o preço, normalmente mais cara, incluindo aí o aluguel de um GPS, para que a terceira vantagem descrita acima não seja anulada pelo tempo perdido para achar o caminho.

5 comentários:

  1. Olá...amiga blogueira...
    Que fotos MARAVILHOSAS!!!!!
    Que flores....
    Adoramos seu blog...e vamos seguir vc.
    De uma passadinha no nosso blog.
    Abraços e até qualquer postagem...
    Jô e Marcos

    ResponderExcluir
  2. Jô e Marcos,
    O blog de vocês está muito legal.
    Obrigada pela visita e passem mais por aqui.
    Abraços.
    Adriana

    ResponderExcluir
  3. que?? eu perguntei quais flore tinham nao isso dai

    ResponderExcluir

  4. De: Jane
    Arstein !
    Tem muito tempo que vc não passa por aqui, hein ?
    Mas deixe-me fazer uma pequena correção: Em Paris, ao comprar as passagens de trem para Giverny, aller-retour, não peça Paris-Rouen e sim Paris-Vernon -fica bem mais barata. Errei ao pedir a passagem para Rouen e depois comentando que queria ir a Giverny, o atendente mostrou-se muito chateado, modificando o meu bilhete para Vernon e devolvendo-me o troco !
    Parabéns pelo seu blog... É muito ilustrativo e rico em detalhes, contribuindo par o aculturamento daqueles que não têm muita oportunidade/tempo para as devidas pesquisas. Está ajudando-me muito no meu próximo roteiro de viagem para a Europa! Ah!,além disso você é muito simpática e fotogênica !Muita Paz ! Jane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jane,
      Obrigada pela correção!
      Eu tenho passado bem pouco mesmo rsrsrs. To com duas bebezinhas que me tomam quase o tempo inteiro!
      Um abraço,
      Adriana

      Excluir