domingo, 23 de outubro de 2011

Carcassonne – A História dos Cátaros


Meu interesse por Carcassonne começou quando encontrei numa livraria, totalmente ao acaso, o livro Labirinto, da escritora francesa Kate Mosse.

Li o resumo, achei interessante e comprei.

Labirinto é um romance que se passa na cidade francesa de Carcassonne, e conta duas estórias que se convergem: uma se passa na França contemporânea, mais precisamente no ano de 2005, e outra na França medieval, no ano de 1209.

O Labirinto é uma mistura de romance com fatos históricos. E foi exatamente isso que prendeu minha atenção, me fez pesquisar e entender melhor o que aconteceu se passou.

Carcassonne fica no sul da França, na região chamada Languedoc-Roussillon e foi umas das principais cidades onde o catarismo se desenvolveu.

O livro conta a história de arqueólogos do século XX que encontram esqueletos numa caverna, esqueletos de pessoas assassinadas naquela região há pelo menos 800 anos atrás. A partir daí, o romance se desenvolve, contando quem eram e como viviam os cátaros, e seu quase total extermínio pela Igreja Católica.

Li logo em seguida mais dois livros da mesma autora, Sepulcro e Winter Ghosts. Os dois seguem a mesma linha, acrescentando mais alguns fatos sobre a história dos cátaros.

Comecei a pesquisar e li tudo o que eu podia sobre o catarismo e a cruzada cátara. Muitos historiadores consideram que em suas idéias estava o embrião que deu origem ao Espiritismo.

As principais cidades do movimento, todas localizada na mesma região, foram Carcassonne, Toulouse, Béziers e Montségur.

O catarismo foi uma filosofia cristã dissidente do catolicismo da Idade Média. Os cátaros, acreditavam que todo ser que nasce neste mundo é imperfeito e possui um carma, conseqüência dos seus atos e pecados anteriores. Seu nascimento e a vida na Terra poderia ser uma oportunidade de salvação.

Os padres se vestiam com hábitos negros. Rejeitavam o dogma da Santíssima Trindade e também os sacramentos, como o batismo, a eucaristia e o matrimônio. E viam com naturalidade o sexo fora do casamento.

Os sacerdotes cátaros, que denominavam-se "bons cristãos" ou "bons homens" e "boas mulheres", levavam vidas simples e castas.

A Igreja Católica tolerou os cátaros por um bom tempo, tentando apenas convencê-los a se reconverterem.

Quando o papa Inocêncio 3º. assumiu, em 1198, a atitude da Igreja endureceu. Inocêncio suspendeu diversos bispos do sul da França. Em 1208, o representante eclesiástico Pierre de Castelnau excomungou um nobre de Toulouse. Em represália, foi assassinado.

O incidente foi a gota d’água. No mesmo ano, o Vaticano autorizou uma cruzada, uma guerra santa contra o povo de Languedoc – a primeira e única cruzada de cristãos contra cristãos da história.

Barões franceses do norte que abraçaram sua cruzada, viram nela também uma oportunidade de obter terras, riqueza e vantagens comerciais subjugando a nobreza do sul.

O movimento foi extremamente violento. No cerco a Béziers, em julho de 1209, 7 mil fiéis foram assassinados, entre eles mulheres e crianças. Em seguida, foi a vez de Toulouse, Carcassonne e de Montségur.

Os cruzados forçavam os cátaros a confessarem seu pecado e a se arrependerem dele. Quem não se arrependesse, seria queimado vivo. Muitas pessoas preferiam manter-se fiéis à sua fé e se atiravam, cantando, nas fogueiras preparadas para esse fim, recusando-se assim a abjurar sua fé.

Algumas outras histórias contam que muitos cátaros fugiram para as montanhas da região, mas perseguidos pelos soldados, se escondiam nas cavernas nas rochas. Os cruzados então, fechava a entrada das cavernas, deixando as pessoas presas lá dentro para morrer de inanição e fome.

Essa violenta cruzada marcou o fim do movimento cátaro e levou diretamente à fundação da Inquisição em 1233.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Os cataros eram gnosticos e SABIAM QUE O VERDADEIRO DEUS NAO É O CRIADOR DA MATERIA.

    ResponderExcluir
  3. Na verdade os cátaros 'não viam com naturalidade' o sexo fora do casamento. Se pesquisar a sério o catarismo, irá perceber que eles consideravam o sexo uma maldição, uma vinculação ao 'Deus mau', que teria criado a matéria. Vale lembrar também que a violência começou da parte dos cátaros, que assassinaram o legado do papa - na época isso era tão grave quanto matar um embaixador dos EUA hoje em dia. Não sei porque inventaram tanto romantismo ao redor dessa seita

    ResponderExcluir
  4. os puros (cataros) consideravam o sexo o pecado original, por isso faziam voto de castidade. pesquise um pouco mais

    ResponderExcluir