segunda-feira, 18 de julho de 2011

Roteiro em Madrid I

Ficamos num hotel no Paseo de La Castellana, então saímos do hotel e descemos o Paseo de La Castellana até a Plaza de Colón, onde fica uma bela estátua em homenagem a Colón.
Paseo de La Castellana
Para quem não sabe, e eu só fiquei sabendo nessa viagem, Colón é o nosso velho conhecido Cristovão Colombo, figura muito importante para os espanhóis por todas as suas conquistas. Não entendo porque traduzimos nomes, não faz o menor sentido.
Estátua de Colón
Apesar de ficar na mesma avenida, depois da Plaza de Colón começa o Paseo de Recoletos, e seguimos por ele até a Plaza de Cibeles, onde fica a Prefeitura e a bonita fonte de Cibeles.
Prefeitura
Fonte de Cibeles
Os paseos são avenidas bem largas, com várias faixas para cada sentido. Muitos possuem uma passarela de pedrestre entre os dois lados da avenida, muito arborizada, com muitos bares e restaurantes.

Após a praça de Cibeles, viramos a direita na Calle Alcallá, no sentido da Puerta del Sol.

No caminho, fui curtindo Madrid nos seus pequenos detalhes. A placa com o nome das ruas é desenhada, como se fosse um pequeno quadro. Os edifícios tem fachadas clássicas e cúpulas lindas.



A Puerta del Sol é um dos lugares mais simbólicos de Madrid. É ali que fica o “quilômetro zero” de todas as estradas espanholas, e também o relógio onde é feita a contagem regressiva do final do ano e que é transmitido ao vivo para o mundo todo.

Quem chega pelo caminho que fizemos, encontra uma estátua com o símbolo de Madrid: El Oso y El Madroño - O Urso e a Macieira.
El Oso y El Madroño
A Puerta del Sol era originalmente um dos portões de entrada de Madrid, e a cidade começou a crescer ao redor dele.

O lugar é extremamente cheio e movimentado, então tome cuidado com batedores de carteira.

Numa das suas esquinas, está o shopping mais famoso da Espanha, El Corte Inglés.

E na mesma esquina do El Corte Inglés, começa a Calle Preciados, uma rua majoritariamente comercial, com uma Fnac super grande e uma das muitas filiais da Zara, grande loja de varejo espanhola, hoje espalhada por diversas cidades do mundo.

Depois dali, fomos para a Plaza Mayor, mas no caminhos passamos pelo Museo del Jamon e pelo Mercado de San Miguel. O Museo Del Jamon estava lotado, entramos apenas para olhar, mas saímos. Já o Mercado de San Miguel eu achei super agradável, uma boa mescla de mercado de frutas, jamon, peixes, com barzinhos cheios de gente bonita.
Mercado de San Miguel
Mercado de San Miguel
A Plaza Mayor é um grande espaço retangular, cercado por todos os lados por edíficios baixos e sua entrada só é possível por um dos noves pórticos. Todo o espaço que cerca a praça, estão lojas tradicionais, restaurantes e bares. Fomos lá num domingo, e no centro da praça estavam várias tendas com comidas da Espanha e de outros países.

Plaza Mayor
Plaza Mayor
Tínhamos tomado café da manhã no hotel, então paramos e comemos nossas primeiras tapas de Madrid, acompanhadas por um chopp delicioso.

O fuso horário enfim atacando, voltamos para o hotel bem felizes com esse primeiro dia.

6 comentários:

  1. Olá, não chequei o mapa para confirmar, mas, se não me engano, se você estava descendo a Castellana - Recoletos em direção ao Prado, você deve ter virado à direita na Alcalá para ir à Puerta del Sol.
    Seu blog é muito bom e sempre muito preciso. Estou contando só pra te ajudar a corrigir.

    Abraço,
    Daniel (vc não me conhece)

    ResponderExcluir
  2. Oi Daniel,

    Você tem toda razão, além de acabar de descobrir um dos meus pontos fracos: direita e esquerda rsrsrs

    Já vou corrigir o texto.

    Obrigada e abraços,

    Adriana

    ResponderExcluir
  3. kkk mal de mulher inteligente...
    Minha esposa diz que casou comigo só pra ter um GPS ambulante nas viagens.

    Fico no aguardo de mais posts da Espanha (foi minha viagem de 2010). Vc manda muito bem nas descrições, principalmente dos sentimentos.
    Abraço,
    Daniel

    ResponderExcluir
  4. Oi Daniel,

    Acho que é mal de mulher em geral mesmo rsrsrs, mas concordo totalmente com sua esposa.

    Vou continuar os relatos, espero que volte sempre e com comentários ;)

    Abraços,

    Adriana

    ResponderExcluir
  5. Seu blog é muito bom! Já peguei varias dicas! Obrigada! Gabriela

    ResponderExcluir
  6. Oi Adriana,
    vou pra Madri em Agosto e tenho olhado alguns blogs e tal... estou achando suas dicas super práticas! Algumas pessoas recomendam o tour no hop on/off, mas pelo que estou vendo, vc saiu andando mesmo! Me diz, vc acha que vale a pena o ônibus, ou dá pra encarar a caminhada?
    Bjs e obrigada!
    Raquel

    ResponderExcluir