sábado, 6 de agosto de 2011

Roteiro em Madrid III

Catedral de la Almudena, Palácio Real, Jardim de Sabatelli, almoço na Plaza de Oriente, Plaza de Espanha e Templo de Doblot

Parece muita coisa, mas é tudo muito perto. Tirando o que andamos em cada um deles, temos apenas 2km de percurso.


Começamos pela Catedral de la Almudena.

Catedral de la Almudena
Quando vi o nome da catedral pela primeira vez, estranhei um pouco. Não me pareceu ocidental, nem me lembrou nenhum nome católico que já tinha ouvido (não que eu seja uma expert em nomes católicos...).

Lendo um pouco de sua história, descobri que Almudena é um nome de origem árabe - “al-mudayna” - que significa “muralha”. Há várias lendas em torno Virgem de la Almudena, mas a mais conhecida é que os católicos esconderam uma imagem da Virgem nas muralhas da cidade, para evitar que ela fosse destruída durante uma invasão moura. Teria sido descoberta quando os tijolos da muralha racharam, fazendo com que ficasse visível aos fiéis.

Decidiu-se construir a catedral quando Madrid se tornou a capital da Espanha em 1561, posto antes ocupado por Toledo. O projeto foi, no entanto, executado apenas 3 séculos depois, em 1879. Foi terminada apenas em 1993, quando foi consagrada pelo Papa João Paulo II.

Como a maioria das igrejas e catedrais na Europa, é possível subir no topo.

vista do topo da Catedral de la Amudena
Na frente da Catedral está o Palácio Real de Madrid, construído pelo Rei Filipe V em 1734.

Palácio Real de Madrid
Apesar de ainda ser considerado a residência oficial da família real, o atual rei Juan Carlos I o usa apenas para recepções oficiais. A família real mora no Palácio de la Zarzuela, nos arredores de Madrid.

Na parte térrea do Palácio é possível também visitar a farmácia real.

Depois de tanto caminhar na Catedral e no Palácio, foi maravilhoso chegar nos Jardins de Sabatini. Um jardim não muito grande, mas lindíssimo. Descansamos os pés felizes da vida, sentados num dos vários bancos e protegidos do sol pela sombra de uma bela árvore.

Jardins de Sabatini
Com fome, saímos de lá procurando um restaurante. Vimos algumas mesas no fundo da Plaza de Oriente e para lá seguimos.

Como estava cheio, resolvemos ficar. Não sei se tem outros restaurantes nessa região, mas fica a dica: La Mar del Alabardero. Um pouco caro, mas bom.

Recuperados, andamos até a Plaza de Espanha.

Plaza de Espanha
Fiquei impressionada com a beleza dessa praça. No centro há um monumento em homenagem ao escritor espanhol Miguel de Cervantes, representando os seus mais famosos personagens: Dom Quixote, seu amigo Sancho Pança e sua amada Dulcinea.

Dom Quixote e Sancho Pança
Atravessando a avenida, chegamos no Templo de Debot, antigo templo doado pelo governo do Egito, em agradecimento à grande participação da Espanha numa ação liderada pelo Unesco de recuperação dos templos egípcios.


Templo de Debot
É um lugar diferente no meio de Madrid.

A Catedral de la Almudena e o Palácio Real vistos do Templo de Debot

Nenhum comentário:

Postar um comentário