terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Caius Julius Caesar – Um pouco de história

Julius Caesar - British Museum
A Europa em geral inpira história, mas Roma é uma cidade diferente de todas as outras em que eu estive.
 
Eu gosto de ler sobre os lugares que eu visito. Me ajuda a entender melhor o lugar, os costumes dos seus habitantes e a tentar entender um pouco do que eles passaram.
 
Roma não te dá muita opção de querer ou não estudar história. Você simplesmente tem uma aula ao vivo e só passear pelas ruas da cidade te leva automaticamente a uma viagem no tempo.
 
Quando estive no Forum Romano, fiquei maravilhada. Andar entre as ruínas de prédios e templos tão antigos, descobrir em que ano cada um foi construído te leva, para que eram usados, nos leva automaticamente a imaginar como era a vida naquela época.
 
A primeira vez que eu fui para Roma, fiquei fascinada pela vida do Imperador Caius Julius Caesar (100-44aC). Julius Caesar foi um dos maiores conquistadores da história, um homem de caráter forte e muito habilidoso politicamente, adorado pelo povo e detestado pelos seus pares do Senado.
 
Caesar foi também reconhecido com um dos maiores oradores do seu tempo, autor de frases que são conhecidas e repetidas até hoje:
 
“Alea jacta est” – “A sorte está lançada” – Dito quando cruzava o Rio Rubicão com seus soldados, numa guerra civil contra Pompeu. Ao cruzar o rio sabia que era um momento decisivo na sua carreira militar e política. Ou ganhava ou estava derrotado para sempre.
 
“Veni, vidi, vici” - "Vim, vi, venci". Caesar utilizou a frase para descrever sua recente vitória numa importante batalha, numa mensagem ao Senado Romano. A frase serviu tanto para proclamar seu feito, como também alertar aos senadores, sempre contra ele, de seu poderio militar.
 
“À mulher de Caesar não basta ser honesta, deve parecer honesta.” – ao se separar de sua esposa devido a uma acusação, quando ela supostamente não tinha culpa.

“Até tu, Brutus?” – considerada última frase proferida por Julius Caesar, ao ser assassinado pelos seus inimigos do Senado, vendo seu filho Brutus entre eles.

Outra de suas contribuições foi a adoção do calendário baseado no ciclo do sol, de 365 dias e a adoção de um dia a mais de 4 em 4 anos, que usamos até hoje. O nome do mês de Julho foi uma homenagem a ele.
 
Claro que não foi somente pelas frases e uso do calendário que ele foi tão importante.

Julius Caesar foi um personagem que marcou sua época, um do maiores generais da história de Roma, entre os mais bem sucedidos de todos os tempos. Culto, Caesar foi também um autor hábil que escreveu relatos detalhados de suas campanhas, como sobre as guerras da Gália e a guerra civil. Também foi um dos melhores oradores da Roma Antiga.
 
É importante lembrar que Caesar não era simplesmente um general, mas também um político. Em Roma, a política e a guerra eram intrinsecamente ligadas. O seu sucesso na guerra promoveu sua carreira política, que por sua vez possibilitou maiores oportunidades de comando militar.

Até o ano de 58aC, a carreira de Caesar foi bem sucedida, mas foi depois de sua aliança com os dois dos políticos mais poderosos de Roma, Pompeu e Crasso, que Caesar tornou-se consul e recebeu um comando excepcionalmente grande comparado aos demais generais. Essa aliança ficou conhecida como o primeiro triunvirato político.

Foi nessa época que Caesar liderou a campanha contra a Gália. Em oito anos, ele conquistou toda a Gália, derrotou diversas rebeliões e avançou o domínio de Roma até o Reno. Caesar ainda expandiu suas conquistas, avançando sobre a Grã-Bretanha. Grandes quantidades de saque e um grande número de escravos fez de Caesar um homem excepcionalmente rico. Ele cuidadosamente dividia suas conquistas com seus soldados, aumentando ainda mais sua lealdade a ele.

Caesar gostava de tomar medidas populistas – como distribuir parte dos bens conquistados ao povo - que agradava a maior parte da população romana, mas que desagradava severamente o Senado Romano, formado pela elite de Roma.

Apesar do triunvirato entre Ceasar, Pompeu e Crasso ter sido um sucesso durante vários anos, a adoração cada vez mais do povo romano por Caesar começou a deixar Pompeu enciumado.
O equilíbrio entre os três se abalou de vez com a morte de Crasso. O senado, percebendo a oportunidade, convenceu Pompeu a trair Caesar e se auto-proclamar cônsul de Roma, condenando Caesar por vários crimes de guerra e proclamando-o um inimigo do povo Romano.

Caesar, no entanto, marchou da Gália para Roma com seu exército, cruzando o rio Rubicão em 49 a.C.. O Rubicão era considerado a fronteira de Roma, e Caesar avançar com seu exército sobre esse território representava o início de uma guerra civil contra Pompeu.
 
Caesar emergiu dessa guerra mais forte ainda, sendo considerado um lider inigualável no mundo romano.
Pompeu, no entanto, conseguiu fugir. Caesar saiu em sua perseguição até o Egito, onde conheceu Cleópatra. Os dois se tornaram amantes, e tiveram um filho. Caesar decidiu intervir na política egípcia e substituiu o rei Ptolomeu XIII pela sua irmã Cleópatra, ajudando-a a se tornar rainha do Egito.
 
Retornando a Roma ele foi feito ditador – num conceito diferente do que temos hoje -, mas foi assassinado por uma conspiração dos membros do senado em 15 de Março 44 aC.
 
Caesar mudou a organização do exército romano, levando-o a um estado máximo de eficiência que garantiu vitória na maioria das suas batalhas. Ele instituiu um rigoroso programa de treinamento, com exercícios regulares e marchas que ele conduzia pessoalmente. Como líder, ele foi inspirador. Atos de bravura eram generosamente recompensados com decorações, promoções e uma fatia maior do saque. Caesar também foi hábil em promover o orgulho dos seus soldados. Quando o seu exército estava relutante em alguma batalha, ele tomava a liderança e muitas vezes ia na frente, fazendo com que seus soldados se inspirassem em sua atitude.
 
A qualidade mais marcante do seu comando era sua velocidade de ação. Ele sempre tentou tomar a iniciativa, lançando ofensivas mesmo no rigoroso inverno, com quaisquer tropas que estivessem imediatamente disponíveis.
 
Em batalha, Caesar marchava junto com seu exército, sempre presente onde havia uma crise, e disposto a ir para a linha de frente se a situação era desesperadora.
 
Como ditador de Roma, começou a fazer algumas reformas na estrutura política de Roma. Como a maioria delas era de cunho popular, agradava o povo, mas conseguiu ganhar ainda mais inimigos dentro do Senado até que, em 44 aC, foi assassinado por um grupo de senadores.
 
A morte de Julius marca o fim da Roma República e o início da Roma Império.
 
A população revoltou-se com o assassinato de Caesar, o que levou à várias guerras civis. No final, Otávio, sobrinho de Caesar, tornou-se o primeiro imperador romano, com o título de Augusto, vingando a morte do tio.
 
Onde ver a Roma de Caesar:

Forum Romano – onde ele viveu durante os períodos em que exerceu cargos políticos em Roma. Durante o período em que foi cônsul, reformou o Forum e construiu novos edifícios, como a Basílica Giulia e uma nova Curia.

Leia também o post: Um Tour Pelo Forum Romano
 
Area Sacra dell’Argentina – local onde o Senado se reunia e Julius Caesar foi assassinado.

Trombei com esse lugar totalmente sem querer, após sair do Campo di Fiori. Curiosa, fui procurar no guia o que era, e fiquei fascinada ao descobrir que era o local onde Caesar fora assassinado.
Uma visão geral da Area Sacra dell'Argentina

Provável local onde Julius Ceasar foi assassinado
Roma é ou não é uma aula de história a céu aberto?
 
p.s. Assista a excelente série "Roma", da HBO.
 

5 comentários:

  1. Onde está o botão "curtir" neste blog, hein?!

    Abraço,
    Daniel

    ResponderExcluir
  2. Oi Daniel,

    Que legal vc ter gostado! Adoro historia e sempre tento escrever de uma maneira que nao seja chata ou simplesmente uma copia de outros lugares.

    E tem botao de "curtir" sim! Fica logo embaixo do fim do post... Acabei de clicar e funciona rsrsrs

    Abracos,

    Adriana

    ResponderExcluir
  3. Muito bom texto. Direto e educativo. Parabéns!!!

    ResponderExcluir