segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Templo da Deusa Vesta e a Casa das Vestals Virgens – Forum Romano

Na primeira vez que estive em Roma e, mais especificamente, no Forum Romano, fiquei especialmente intrigada por dois edifícios em ruínas que encontrei: O Templo da Deusa Vesta e a Casa das Vestals Virgens.
 
Casa das Vestals Virgens - Forum Romano
Curiosa que sou, fui pesquisar o que eram esses dois lugares.
 
O culto à deusa Vesta foi uma adaptação feita pelos romanos da deusa grega Hestia, filha dos deuses Chronos (Deus do Tempo) e Rhea (Deusa do Planeta Terra).
 
Hestia, ou Vesta na versão romana, era a deusa do Coração, ou seja, a deusa que representava o coração de Roma e de seus cidadãos. A deusa Vesta era considerada de extrema importância, pois era ela que cuidava da vida e da segurança de Roma e do povo romano.

Ruínas do Templo da Deusa Vesta
As sacerdotisas da deusa eram conhecidas como Vestals, e eram as únicas mulheres no grupo religioso de Roma.
 
Eram selecionadas diretamente de famílias nobres, entre as idades de 3 a 10 anos. Ter uma filha escolhida para ser Vestal era considerado uma honra para a família.
 
Somavam um total de 18 sacerdotisas e serviam à deusa por um período de 30 anos. Os primeiros 10 anos como noviças, os próximos efetivamente como Vestals Virgens e os últimos como superioras, responsáveis por treinar as noviças.
 
As vestals faziam um voto de castidade durante os 30 anos que serviam como sacerdotisas. Como benefício, lhes eram permitidos vários privilégios que normalmente não eram concedidos a uma mulher em Roma:
  • as vestals não eram mais consideradas propriedades de seus pais. Elas eram independentes e poderiam ter suas próprias propriedades.
  • tinham autorização para viajar livremente pela cidade, e eram carregadas em carruagens.
  • tinham assentos especiais para assistir jogos ou outras apresentações em lugares de entretenimento, como no Coliseu.
  • eram consideradas invioláveis e sagradas.
  • se uma pessoa condenada a morte cruzasse com uma Vestal no caminho da execução, o criminoso seria automaticamente perdoado.
  • tinham uma vida luxuosa e cheia de mordomias na Casa das Vestals Virgens.
Pátio interno da Casa da Vetals
Escada que levava ao segundo piso da Casa das Vestals
Isso pode parecer pouco comparado com os dias atuais, mas para aquela época eram privilégios não imaginados por um mulher comum. A mulher romana era sempre considerada propriedade de alguém, passando do seu pai, quando solteira, ao seu marido, quando casada. Não eram livres para viajar nem andar sozinhas pela cidade, e não tinham direito a propriedade, ou seja, não herdavam a herança dos seus pais.

Em contrapartida aos benefícios, as punições por quebrar as regras eram extremamente severas. A quebra do voto de castidade era punida com a morte. Como seu sangue era considerado e não podia ser derramado, elas eram condenadas a serem queimadas vivas.
 
Imagino como era difícil a vida de uma mulher naquela época e, tenho certeza absoluta, faria de tudo para ser escolhida como Vestal, mesmo correndo o risco de ser queimada viva.
 
Depois de 30 anos de dever, estavam livres de todas as responsabilidades e podiam manter uma vida privada, inclusive com o direito de se casar. Para os homens, era uma honra se casar com uma Vestal Virgem, mas a maioria delas preferia continuar solteira. Como elas mantinham os benefícios e as propriedades que ganhavam ao longo do tempo de serviço, preferiam manter a liberdade e não queriam voltar a ser propriedade de alguém.
 
Uma das suas principais responsabilidades era manter o fogo sagrado dentro do Templo da Vesta. Outra coisa que parece besteira nos dias de hoje, mas o fogo não era facilmente obtido naqueles tempos. Por isso, era de extrema importância regularizar a sua manutenção para todas as famílias romanas.
 
Outros deveres incluíam rituais em homenagem a deusa Vesta e participar de diversas cerimônias ao longo do ano. Elas também tomavam parte na vida administrativa de Roma, e muitas vezes eram chamadas para participar de reuniões com os imperadores.
 
O cargo mais alto dentre as Vestals era o da Virgo Vestalis Maxima, e elas reportavam direto ao Pontifex Maximum, maior autoridade religiosa romana.
 
As Vestals e o culto à deusa Vesta foi exterminado por ordem do Imperador Constantino. Constantino, quando se converteu ao catolicismo, aproximadamente em 312, terminou com todos os cultos pagãos.
 
Apesar do fim do culto, muito da estrutura e conceito foram replicados e adotados pela Igreja Católica. As freiras são Vestals Virgens modernas, e o mesmo podemos dizer da figura do Papa, Pontifex Maximum moderno.

5 comentários:

  1. Esta história é também a minha história.

    ResponderExcluir
  2. Será que vem daí o fato da igreja católica assimilar a virgindade á santidade?

    ResponderExcluir
  3. Será que vem daí o fato da igreja católica assimilar a virgindade á santidade?

    ResponderExcluir
  4. CURIOSO E FASCINANTE, É MARAVILHOSO SABER QUE FIZ PARTE DESTA HISTORIA.
    ESSE AMOR QUE TENHO POR ROMA É ETERNO, COMO O FOGO QUE UM DIA GUARDEI.

    ResponderExcluir
  5. CURIOSO E FASCINANTE, É MARAVILHOSO SABER QUE FIZ PARTE DESTA HISTORIA.
    ESSE AMOR QUE TENHO POR ROMA É ETERNO, COMO O FOGO QUE UM DIA GUARDEI.

    ResponderExcluir