Escrevo esse post a pedido de uma amiga que vai para Paris no mês que vem e não fala nada de francês.
A primeira vez que viajei para Paris, em 1996, falava apenas bonjour e merci. Nessa época, os franceses tinham uma fama terrível de tratar mal qualquer ser humano que ousasse respirar e não falar francês, então eu estava bem tensa.
Com a exceção de uma senhora francesa que encontrei numa loja qualquer, que se recusou a me atender porque eu não falava francês, minha viagem foi adorável e fui muito bem recebida por todas as pessoas e em todos os lugares.
Por esse motivo, nem considero essa francesa na minha conta e respondo a pergunta do post: não, ir para Paris sem falar francês definitivamente não é um problema.
Confesso apenas que essa senhora tem uma boa parcela de responsabilidade na minha decisão de estudar francês. Acho a língua francesa linda e fiquei com vontade de aprender, mas quando realmente decidi começar, há 6 ou 7 anos atrás (uau... como o tempo passa!), foi a imagem dela que veio na minha cabeça.
Assim sendo, minha experiência posterior não conta muito, porque nas outras vezes que voltei para Paris já me virava razoavelmente, mas ouso dizer que a população mais nova não tem problema algum em falar em inglês, e diria até que eles preferem. Algumas vezes entrei em uma loja querendo "gastar" o meu francês e o vendedor me perguntou se eu não falava inglês. (Bom... prefiro não pensar na outra hipótese, do meu francês ser tão tão tão ruim que a pessoa prefere falar inglês...)
Também ouço vários relatos de amigos que falam somente português e não tiveram nenhuma dificuldade em se comunicar com gestos.
Na minha opinião, depende muito do seu espírito ao visitar um país. Se você estiver verdadeiramente interessado em aprender a cultura e os hábitos de um povo, e se for gentil e educado, vai ser sempre bem recebido em qualquer lugar.
E se ainda fizer um mínimo esforço para aprender algumas palavras da língua então... resultado garantido! E, claro, sempre lembrando que chatos de plantão existem em todos os lugares, inclusive aqui.
Voltando ao pedido da minha amiga, fiz uma pequena lista de palavras que podem ajudar os que nada falam. Se eu lembrar ou pensar em mais alguma coisa útil, volto aqui e adiciono na lista.
Pequeno Vocabulário de Francês para Viagem
Obrigado
Merci
(mêr-ci)
Não, obrigado
Não, obrigado
Non, merci
(nõ mêr-ci)
Por favor
S'il vous plaît
(sil vu plé)
Desculpe!/Perdão!
Pardon!
(par-dõ)
Com licença, por favor
Pardon
(par-dõ)
O que é isso?
O que é isso?
Qu'est-ce que c'est?
(kés-ke cé)
Quanto custa?
Combien ça coûte?
(com-bi-ã ça cu-te)
Onde é a Torre Eiffel?
Où est la Tour Eifell?
(u é la tur Eiféll)
Pode me ajudar?
Pouvez-vous m'aider?
(pu-vê-vu mé-dê)
Não compreendo
Je ne comprends pás
(je ne com-prrã pa)
Você fala português?
Est-ce que vous parlez portugais?
(és-ke vu par-lê por-ti-gué)
Não falo francês
Je ne parle pas français
(je ne par-le pa frran-cé)
Posso usar seu telefone?
Est-ce que je peux utiliser votre téléphone?
(és-ke je pe i-ti-li-zê vó-tre te-le-fó-ne)
Para pedir água, que é potável e gratuíta, de torneira nos restaurantes:
"Une carrafe d’eau, s’il vous plaît
(une carrafe dô, sil vu plé)
Francês fala mesmo fazendo biquinho, não é brincadeira. Quando comecei a estudar, minha professora dizia que ia colocar um pregador de roupa nos meus lábios, para eu me acostumar.
Algumas pronúncias diferentes do português, e que podem ser aplicadas para quase 100% dos casos (sempre tem exceção, certo?):
u - biquinho total, é praticamente a letra "i" falada com o biquinho que fazemos ao pronunciar a letra "u".
ou - tem som de "u"
eau - tem som de "ô"
en, in - tem som de "ã"
oi - tem som de "ua"