quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Paris: um espetáculo!

Por onde é melhor começar a visita? O mais óbvio seria começar pela Torre Eiffel e conhecer logo o principal marco de Paris, mas eu aconselho a começar pelo Arco do Triunfo.


Falo isso por dois motivos:

1. Da Torre Eiffel tem-se uma visão fantástica de Paris, mas do Arco temos uma visão fantástica da Torre:


alguém tira esse guindaste daqui?
2. O Arco do Triunfo fica numa grande rotatória de Paris, Place Charles de Gaule ou Place de L'Etoile, onde várias avenidas se encontram, inclusive a famosa Champs Élysées, que vemos ao chegar e ao sair. E, como é possível subir no Arco, a avistamos também do alto. 
 
A confusão de carros na Place Charles de Gaule
Curta a vista, depois desça e ande ao redor do Arco do Triunfo, repare nos bonitos detalhes arquitetônicos esculpidos, no túmulo do “Soldado Desconhecido” que fica na base do Arco e representa uma homenagem aos soldados não identificados, mortos em combate.

detalhes do teto do Arco
O Arco do Triunfo foi construído a pedido de Napoleão para comemorar suas vitórias militares. Concluído em 1836, é um dos grandes marcos de Paris, e tem detalhes das batalhas ganhas e o nome dos generais que participaram delas.

Saia dali e ande um pouco pela Champs Élysées, curtindo essa bela avenida, as árvores, o fluxo de turistas, as lojas luxuosas, restaurantes e cafés.

Champs Élysées na chuva
Aqui você também encontra a Fnac, cadeia de lojas francesa, especializada em livros e eletrônicos, e que se espalhou pelo Brasil, e a Virgin, outra cadeia de lojas especializada em livros e videos.
Aí sim vá para a Torre Eiffel, “o” marco de Paris.


Foi construída em 1889 por Gustave Eiffel, para as comemorações do centenário da revolução francesa, e foi, durante algum tempo, considerada um “horrendo monstro metálico” por uma grande parte da imprensa e da população.

Houve até protestos para derrubar a Torre, mas ela começou a ser utilizada como antena de rádio e aos poucos a população francesa e o mundo caíram de paixão. Hoje é um dos lugares mais visitados do mundo, e o maior símbolo da França.

E ela realmente é linda e de tirar o fôlego, apesar das filas para subir no topo também sejam.

Deixo a dica do excelente blog Conexão Paris sobre comprar os ingressos pela internet pelo site www.tour-eiffel.fr.

Como não quis me programar para nada nessa última viagem, resolvi enfrentar a fila. Se você também tiver um ataque de rebeldia (ou preguiça) como o meu, aconselho a chegar cedo, pois no período da tarde as filas são totalmente desanimadoras.

Com ou sem fila, por favor suba na torre e vá até o último piso. É possível comprar até o segundo piso apenas, mas não seja mão-de-vaca nem se tiver a desculpar de ter medo de altura. Olha... vários programas de turista são um verdadeiro mico, mas, acredite em mim, este aqui definitivamente não se encaixa nessa categoria. 
Rio Sena visto da Torre Eiffel
Se possível, faça esse mesmo trajeto várias vezes. Se não for possível tantas vezes, repita pelo menos ao entardecer. Paris à noite é um espetáculo à parte!




Vou ser repetitiva: um espetáculo!

2 comentários: