sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Um giro por Oslo

Depois da Galeria Nacional, fomos andar pela Karl Johans Gate do Palácio Real (Slottet) até a estação de trem, aproveitando para comprar nossos bilhetes de trem para a próxima viagem, Bergen.

O Palácio Real é um prédio bonito e clássico que se situa numa subida, no começo da Karl Johans Gate, e fica cercado por um parque bonito e arborizado, o Slottpark. 


Sua construção começou em 1824, e foi inaugurado em 26 de julho de 1849 pelo Rei Oscar I. É aqui que a monarquia conduz os trabalhos diários, dá audiências e jantares oficiais. Aberto ao público para visitação durante o verão.

Logo na frente do Palácio está o Teatro Nacional, rodeado por uma praça. A Universidade de Oslo fica à direita de quem olha para o Palácio. 

Descendo a Tordenskiolds gate, encontramos a Radhuset, prefeitura de Oslo. Aqui vale a pena continuar em direção ao Oslofjord, em frente a prefeitura.

Há várias lanchonetes, se quiser almoçar ou comer alguma coisa. Comemos um sanduíche de hamburguer bem normal, mas tendo a fantástica vista do fiorde como companhia.

Depois do almoço, voltamos para a Karl Johans Gate. No caminho até a estação de trem, a Karl Johans Gate é repleta de lojas chiquérrimas, restaurantes, bares e muita gente bonita circulando. É uma avenida bem agradável para passear.
Saímos da estação de trem e fomos ao Akershus Festning, um castelo medieval construído como uma fortaleza para proteger Oslo, em 1290.

Pela sua localização privilegiada em frente ao mar, Akershus Festning foi muito importante na maioria das batalhas e guerras das quais a Noruega participou, pois a maioria dos ataques era feito pelo mar. Foi ocupado pelo exército nazista durante a Segunda Guerra Mundial.

Atualmente ainda tem uso militar, mas é aberto ao público até as 21 horas.

Além de ser um lugar interessante e cercado de muito verde, tem uma vista privilegiada do Oslofjord. Como fomos no perído da Copa do Mundo de 2010, assistimos alguns jogos dali.

Nenhum comentário:

Postar um comentário