domingo, 9 de janeiro de 2011

De Copenhagen a Oslo de carro

Não sei explicar, mas tenho paixão por pontes.

Quando estava me preparando para a viagem para a Escandinávia, li sobre uma ponte construída para ligar a Dinamarca e a Suécia, vi as fotos e fiquei maluca para passar por essa ponte.

Li o relato de uma pessoa que fez a travessia de trem e que nem reparou na ponte, então decidi fazer de carro.

A ponte se chama Øresund, e liga Copenhagen, na Dinamarca, a Malmo, na Suécia. É uma combinação de linha de trem e pista para veículos automotivos, e também uma combinação de túnel e ponte.
Oresund1   Oresund2
Todas as locadoras que procurei cobravam uma taxa absurda para pegar o carro em Copenhagen, na Dinamarca e devolver o carro em Oslo, Noruega. Depois de muito procurar e comparar os preços de duas passagens de trem ao aluguel de um carro simples, decidi pela Europcar que cobrava a menor taxa de devolução.

Incluindo todos os gastos com aluguel do carro, pedágio e combustível, realmente sai mais caro ir de carro do que de trem, mas a idéia de cruzar essa bela ponte e ainda três países no mesmo dia (de Copenhagen, Dinamarca, a Oslo, Noruega, precisamos atravessar a Suécia), aliada ao prazer de dirigir e a liberdade de parar quando quiser ganhou.

Sempre tomo o cuidado de escolher uma locadora perto do hotel, então fomos buscar o carro a pé.

Passamos no hotel para pegar as malas e partimos para nosso destino: Oslo.

O começo da travessia é na verdade um túnel, que é ligado pela ponte numa ilha artificial chamada Pepperholm. A decisão de contruir um túnel na primeira parte da travessia foi tomada para a ponte não atrapalhar o pouso de aviões no aeroporto de Copenhagen, que fica bem perto.

O dia estava claro e ensolarado e passar pela ponte realmente foi espetacular.

A viagem toda foi espetacular, e reservou surpresas muito agradáveis.

Após passarmos por várias cidadezinhas suecas encantadoras, paramos em Gotemburgo para almoçar.

Gotemburgo é a segunda maior cidade da Suécia, com cerca de meio milhão de habitantes.
DSC00432 Gotemburgo
É uma cidade bonita, fundada em 1621, que se tranformou num importante porto comercial para a Suécia, ganhando ao longo do tempo a instalação de algumas importantes indústrias suecas, como a Volvo e a SKF.

Após almoçarmos, seguimos viagem para Oslo.

A estrada que liga Gotemburgo a Oslo passa ao lado de alguns fiordes, e a visão é magnífica.
Chegamos em Oslo por volta das 6 da tarde, e ainda demos uma bela volta de carro pela cidade.

3 comentários:

  1. Muito obrigado pelas dicas. Vamos de carro tambem, só que vamos parar em Gotemburgo por uns dias, antes de seguir para Oslo.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia! Estarei retornando a Copenhague em Dezembro próximo. Vou passar o Natal por lá e pretendo ir até Oslo, de carro. Só me diga, há bastante fiscalização na estrada? somente a habilitação brasileira é suficiente para dirigir por lá?
    Conheço esta ponte.. realmente é linda.. estivemos na escandinavia em julho/2012. Minha esposa e eu. fomos a Lund e Malmo.. gostei muito.. ficamos uma semana. Fomos também ao Legoland.. muito legal..
    gio_slz@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Estou planejando ir de carro de Kopenhagem até Oslo via Estocolmo em 14 dias. O que voces acham e sugerem?

    ResponderExcluir