sábado, 22 de janeiro de 2011

Expectativas e Impressões de Berlin

Na primeira viagem que fiz à Alemanha, Berlin estava no meu roteiro inicial, mas havia tantas cidades que precisava diminuir a lista ou não conheceria de verdade nenhuma delas. Como meu marido dizia que não queria conhecer a Alemanha Oriental, e para conhecer Berlin precisaríamos atravessá-la, ela foi uma das sacrificadas.

No entanto, sentia desde então um gostinho bem amargo de arrependimento toda vez que lia alguma reportagem ou ouvia alguém falar sobre Berlin. Até meu marido admitiu isso, depois de ouvir uma entrevista feita pelo Dan Stulback, para uma rádio de São Paulo, na qual o entrevistado, quando questionado qual era a cidade que visitaria novamente se tivesse apenas mais uma oportunidade, respondeu sem exitar que seria “Berlin”.

Por isso, quando decidi conhecer a Escandinávia, imediatamente pensei em esticar a viagem e incluir Berlin no roteiro. Afinal sempre ouvi dizer que Berlin é praticamente uma cidade escandinava J.

Uma semana antes da viagem, dois amigos me deram depoimentos totalmente deprimentes sobre Berlin. Um deles me disse que não tem nada para fazer na cidade e que dois dias seriam mais do que suficientes lá e que ainda daria um pouco de tédio, e o outro falou que a cidade tinha um ar “sombrio e triste”.

Sei que gostar ou não de uma cidade é totalmente pessoal. Conheço alguns indivíduos que odeiam Paris, o que para mim é inconcebível, praticamente um crime. Apesar disso, como tinha decidido passar 4 dias e meio em Berlin, estava um pouco ansiosa e com muito medo de me decepcionar. Além disso, era a última cidade da viagem, e o giro pela Escandinávia tinha sido simplesmente perfeito...

Chegamos no final da tarde, e em dia de jogo da copa do mundo: Alemanha x Espanha.

Como sempre, deixamos a mala no hotel, pedimos um mapa e indicação de restaurantes por perto e saímos com a intenção de de dar uma volta na região, ver se conseguiríamos assistir o jogo em algum telão na cidade ou se teríamos de ver no hotel e jantar. Resumindo, nenhum grande plano.

Meio que aleatoriamente, seguimos pela bonita avenida na frente do hotel, ainda totalmente perdidos e tentando se localizar no mapa. Descobrimos que a avenida era a Ebertstraße, olhamos no mapa e vimos que passamos na frente do parque Tiegarten, olhamos para a frente e ficamos em silêncio por alguns minutos.

Meu marido perguntou: “Aquele não é o Portão de Bradenburgo?”. Era.

Vou tentar explicar esse silêncio e espanto. Senti isso na minha primeira viagem ao exterior, quando passei um mês estudando inglês em Londres e, saindo do metrô, dei de cara com o Big Ben. A mesma coisa quando vi ao vivo o quadro “Os Girassóis” de Van Gogh, ou a Torre Eiffel em Paris.

É ter visto algo em livros, revistas ou televisão tantas vezes e por tanto tempo que, mesmo sem se dar conta, aquilo faz parte da sua vida e da sua própria história. E de repente, não mais que de repente, você está cara a cara com essa parte da vida, que traz junto até lembranças boas de você na escola, dos seus pais te ensinado ou contando alguma coisa. Quase me dá vontade de falar: “Oi, tudo bem? Vc não me conhece, mas eu te conheço há tanto tempo...”

O Portão de Bradenburgo é de uma imponência sem comparação. Você se sente pequeno perto dele, e vem imediatamente na lembrança, pelo menos na minha, todos os acontecimentos históricos relacionados a esse lugar. Sem dúvida, é um dos maiores símbolos de Berlin e da própria Alemanha.


Após ter sido quase inteiramente destruído na Segunda Guerra Mundial, foi reconstruído em 1958 pelos soviéticos, durante o período da Guerra Fria, e reformado em 2000.

foto do site: http://www.berlin.de/
O Portão consiste de seis colunas lado a lado, formando 5 passagens. Em cima do portão está a Quadriga, carruagem levada por quatro cavalos e dirigida pela Victoria, a deusa romana da vitória.

O Portão fica no cruzamento da Ebertstraße com a Unter den Linten.

Ficamos sentados na frente do Portão discutindo história e depois caminhamos um pouco pela Unter den Linden, que é a avenida principal de Berlin.

Analisando a quantidade absurda de alemães que assistiriam o jogo no telão montado pelo prefeitura, no Tiegarten, achamos melhor assistir o jogo no hotel.

Comemos uma deliciosa pasta com trufas negras no restaurante indicado pelo concierge do hotel, Moreno Caruso (vou escrever um post especial sobre esse restaurante).

Minha impressão sobre o primeiro dia? Berlin é uma cidade vibrante e uma aula de história a céu aberto. Fui dormir extremamente feliz!

10 comentários:

  1. Este ano pretendo conhecer Berlin. Apesar de toda a história (ou talvez por causa dela, exatamente), sou um pouco reácia à Alemanha, apesar de ter estudado alemão 3 anos da minha vida (e ter esquecido tudo já). É engraçado como alguns lugares nos atraem, outros nos repelem, às vezes sem motivo mesmo. Mas deste ano não passa! Muito legal o seu post!

    ResponderExcluir
  2. Lucy,
    Deixe o preconceito de lado, Hitler era um psicopata com muito poder e fez muito estrago, mas os civis também sofreram muito durante e após o fim da guerra. A Alemanha inteira é linda!

    ResponderExcluir
  3. "Pedimos uma massa com trufas negras que estava simplesmente suprema, extraordinária, perfeita. De comer de olhos fechados e de joelhos, agradecendo a existência de cada macarrãozinho naquele prato" Essa descriçao do prato está espetacular!!!! :-))

    ResponderExcluir
  4. Karen,
    sei que sou um pouco exagerada rsrsrs, mas estava delicioso mesmo!
    bjs
    Dri

    ResponderExcluir
  5. Os amigos que me desculpem, mas cidades são como mulheres uns gostam e outros desgostam. Berlim! Honestamente, estive na cidade, e com certeza jamais conheci um lugar tão insosso e tão sem graça, como Berlim. Inexiste qualquer coisa na cidade que seja minimamente atraente. O tal Portão de Brademburgo? Para mim,uma decepção! O Tiegarten Park! Bem, o Central Park de Nova Iorque dá de mil! A cidade é sem vida e o povo totalmente apagado e sem reação,parecendo uma gente de filme de zumbis.Berlim, além de ter uma população totalmente envelhecida, por força das imigrações possuí hoje uma cara que é também vietnamita, africana e turca.Aliás, não vi uma unica mulher bonita na cidade. Aos desavisados, evitem Berlim. Vão para Madri, Nova Iorque ou até Moscou, que é muito mais cidade que Berlim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pena que você não gostou... ainda bem que somos livres para expressar nossas opiniões e respeitar as dos outros.
      Abraços,
      Adriana

      Excluir
  6. Eu concordo com o nosso amigo anônimo. Eu sou um gaúcho que vive no Rio já há oitocentos anos e também conheci Berlim. A cidade pela fama que tem, dita a capital mais vanguardista da Europa, realmente decepciona. E certos brasileiros gostam, mas acho que o nível de exigência das pessoas é muito variável. Eu quando fui a Berlim, estive dias antes em Istambul/Turquia, e os sons, o clima de magia, a fantástica comida, o exotismo, a grandiosidade da cidade, com um comercio extraordinário, a beleza das mulheres árabes e turcas, tornam Berlim uma piada de mau gosto.A cidade de Berlim é apagadíssima, tipo filme de Ingmar Bergman, todo mundo elogia, mas você morre de tédio, até a minha querida Porto Alegre é mais alegre do que Berlim.Até tentei achar algo de interessante na cidade, passei dez vezes na Postdamer Platz, na Friedrichstrabe, fiz city tour e nada! O lugar é um saco!Berlim me pareceu aquelas cidades onde cachorro sem Prozac ou antidepressivo se mata no ato! Infelizmente, o politicamente correto é dizer que a Alemanha é uma maravilha. Afinal, como é que você vai à Europa gasta uma grana e no final vai dizer que não gostou? Paulo Alves.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou repetir meu comentário anterior.
      Pena que você não gostou... eu realmente gostei demais e aproveitei cada dia que passei em Berlim.
      Ainda bem que somos livres para expressar nossas opiniões e respeitar as dos outros, não é mesmo?
      Abraços,
      Adriana

      Excluir
  7. Adriana, descobri seu blog hj e estou aqui lendo tudo de uma vez!!! Pena que faz tempo que vc não escreve, não pensa em ressucitar o blog não? rs Adorei o seu jeito de escrever e vc conseguiu colocar no papel todo o amor que eu tenho por Berlim e não consigo explicar!!! Parabéns pelos posts de Berlim. A cidade é fantástica!!!!!!! Sensacional!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, tb tenho um blog: http://taindopraonde.blogspot.com.br/. Estou postando bastante agora justamente de Berlim, ano passado fiquei 2 meses estudando por lá!

      Excluir