domingo, 16 de janeiro de 2011

Preikestolen - A Pedra Púlpito


Durante o período de vasta pesquisa que sempre faço para as minhas viagens, me deparei com a foto acima e fiquei encantada. Será que esse lugar realmente existia?
Como não tinha o nome, apenas a foto, demorei um pouco para consequir informações mais detalhadas, mas confirmei que aquele paraíso existia mesmo e tinha nome e endereço: Preikestolen, na Noruega.
Estava tudo planejado para irmos para a Noruega e queria conhecer os fiordes - braços do mar que se estendem pelo continente por muitos e muitos quilômetros - mas ainda não sabia exatamente o roteiro que faríamos.

Preikestolen oferecia um misto de trilha e fiorde, e isso definitivamente me cativou.

Assim, li relatos de outros viajantes, troquei idéia com uma amiga que morou na Noruega, convenci o meu marido e incluí esse lugar no roteiro.

Preikestolen, "Pedra Púlpito", é um rochedo de 604 metros que se inclina sobre o fiorde Lysefjorden, proporcionando uma visão inigualável. Localiza-se em Ryfylke, no estado de Rogaland, na costa oeste da Noruega.

O rochedo se formou durante a Era Glacial, aproximadamente 10.000 anos atrás. A água da geleira se congelou nas fendas da rocha e, quando descongelaram, romperam grandes blocos angulares de rocha. E o rochedo ficou com esse formato angular, com um platô de 25 m2.

A cidade mais próxima para ficar é Stavanger, cerca de uma hora de distância via ferry boat.

É possível chegar de ônibus até uma base localizada à aproximadamente 270 metros de altura. E depois, para chegar ao topo, é preciso enfrentar uma trilha de 3.8 quilômetros, o que toma normalmente 4 horas para subir e descer.

Resumindo, é preciso saber um dia inteiro para essa aventura.

Como chegar a Stavanger?

Depende um pouco de onde você estará, mas a melhor opção é o ferry boat. Se não estiver na costa, Stavanger possui aeroporto, e tem vôos de toda a Escandinávia pousando lá.

Estávamos em Bergen, uma linda cidade na costa oeste, um pouco mais ao norte que Stavanger. A viagem de ferry já dá uma bela mostra da beleza da região.

Chegamos em Stavanger um dia antes da nossa trilha, no final da tarde, o que nos possibilitou jantarmos na cidade e ter uma boa noite de descanso no hotel.

Como ir de Stavanger a Preikestolen?

Primeiro, pegamos um ferry de Stavanger para Tau. Esse ferry parte de meia em meia hora, e como saímos bem cedo, compramos nosso bilhete na hora. Se você não for tão madrugador, é possível fazer reserva no próprio hotel.

Site com o horários do Ferry:

Alguns hotéis vendem um “pacote” até a base de Preikestolen, mas sinceramente não é necessário.
Pegamos o ferry no píer, extremamente fácil de chegar e de achar. A viagem de ferry dura mais ou menos 40 minutos e também é bem bonita.
Chegando em Tau, é só pegar um ônibus que sai exatamente da frente de onde o ferry pára, e que segue até a base da trilha para Preikestolen. O horário do ônibus é casado com o horário do ferry, tanto na ida quanto na volta.
Em termos de sinalização, seguir a trilha até o topo é fácil. Além de várias placas indicando o caminho, o fluxo de pessoas também é regular.
O que realmente precisa é de um bom preparo físico. São 3.8 km de subida, muitas vezes íngreme, em passagens estreitas e sobre pedras instáveis, exigindo cuidado para não se desequilibrar.
Apesar da dificuldade, a trilha é bonita e agradável, com direito a um lago no meio do caminho e já no alto do rochedo.




O que é preciso?

Preparo e condicionamento físico.

Roupas e calçados apropriados para caminhadas. Acrescente um boné e uma blusa de frio, pois em dias ensolarados, enfrentará sol forte no caminho e frio no topo.

Muito líquido para beber, frutas e sanduíches. E guarde água para a descida, que também tem um certo grau de dificuldade.




6 comentários:

  1. Dri, que fotos maravilhosas! Seu blog está um show. Dá vontade de seguir seus passos pelo mundo... :)
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Oie.
    Você pode me ajudar? Vou para lá em breve e ficarei em Bergen também!
    Por favor, poderia me indicar algum ferry boat em específico? Poderia passar algum site?

    Obrigado!

    Rodrigo

    ResponderExcluir
  3. Oi Rodrigo,
    Veja no site:
    http://eng.tide.no/
    Dê uma lida no meu post: De Bergen a Stavanger
    (http://milhasapercorrer.blogspot.com/2011/01/de-bergen-stavanger.html)
    Abraços,
    Adriana

    ResponderExcluir
  4. Pessoal, qual a melhor época do ano para se conhecer esse lugar com céu azul e bons dias de sol.

    ResponderExcluir
  5. Adoreiii!!! Em que epoca do ano vc foi? Estava mto frio? Bjssss

    ResponderExcluir